Em entrevista à Rádio Cidade FM nesta sexta-feira (13), a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), subiu o tom ao falar sobre os bastidores políticos em torno das intervenções na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães. A pessedista criticou o oportunismo de adversários que tentam capitalizar sobre o projeto de infraestrutura e detalhou o cronograma técnico que prioriza, neste primeiro momento, a segurança viária por meio do alargamento e construção de acostamentos.
Durante a entrevista, a auxiliar do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ironizou as mudanças de posicionamento ideológico de figuras políticas locais motivadas pelo anúncio dos investimentos.
“É um projeto tão importante, tão importante, que pessoas, que políticos mudaram de lado. Do dia que nós anunciamos que ia sair a duplicação da 242, no outro dia teve político que mudou de lado. Era de direita, passou para a esquerda imediatamente. […] Mas para ser dono de obra, as pessoas mudam. A gente está sempre no mesmo lugar. A gente tem um lugar só, um caminho só, um lado só”, declarou.
Jusmari aproveitou a ocasião para ressaltar que sua atuação não se pauta por extremismos ideológicos, mas por uma trajetória de relacionamentos institucionais que visam o benefício da região Oeste e defendeu que o foco deve ser a entrega do serviço à população, independentemente da autoria política.
“Quem está na direita, quem está na esquerda, não está no lugar certo. Quem está no lugar certo é quem está no meio de quem precisa e junto de quem precisa. O lado do povo, o lado de buscar as obras”, continuou.
Em relação ao andamento técnico da BR-242, a titular da Sedur explicou que a duplicação completa é um processo mais moroso devido à sua complexidade ambiental e burocrática. Por isso, a estratégia imediata é focar em soluções que reduzam o índice de acidentes fatais no trecho.
“A 242 vai ser duplicada, sim. Mas é um projeto mais complexo. Exige ainda a realização do APP, uma licitação mais complexa. Então nós vamos adiantando a segurança com alargamento e acostamento. Não tenho dúvida que só a construção do acostamento já vai livrar dezenas e dezenas de acidentes” finalizou.



