Carnaval: Jusmari Oliveira ressalta protagonismo dos catadores e reforça base no Oeste

Compartilhe essa notícia!

Em entrevista à Rádio Cidade FM, de Luís Eduardo Magalhães, nesta sexta-feira (13), a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), detalhou as ações do Governo do Estado voltadas para a sustentabilidade no Carnaval 2026. A titular da Sedur ressaltou a consolidação do apoio às cooperativas de reciclagem e justificou sua presença no Oeste baiano nestes primeiros dias de folia, onde busca fortalecer laços com sua base política antes de seguir para a agenda oficial na capital.

Durante a entrevista, a pessedista pontuou que a Sedur assumiu o protagonismo na gestão de resíduos sólidos, transformando o que era visto como descarte em oportunidade econômica.

“Temos montado uma estrutura muito especial e um apoio muito especial, apoio técnico, apoio social, apoio familiar e, acima de tudo, apoio financeiro para as cooperativas de catadores e catadoras. Então, é o povo brincando o Carnaval, jogando o lixo na rua e os nossos catadores e as nossas catadoras coletando esse que para alguns é lixo, que para eles é um recurso imensurável de geração de renda”, declarou.

A auxiliar do governador Jerônimo Rodrigues (PT), aproveitou a ocasião para explicar que o incentivo à economia circular nunca foi tão forte no estado, envolvendo a assinatura de convênios que garantem EPIs, alimentação e logística para milhares de trabalhadores, não apenas em Salvador, mas também em cidades como Barreiras e Ilhéus.  

“Hoje são tratados como as peças fundamentais para a realização de uma festa sustentável, politicamente correta, ambientalmente correta, socialmente correta. Catadores e catadoras que sempre foram tratados como um empecilho, incômodo no meio da avenida, hoje são tratados como peças fundamentais”, acrescentou.

Apesar da importância das atividades em Salvador, a secretária acabou optando por iniciar o período carnavalesco em sua região de origem, ao lado de familiares e aliados políticos como Oziel Oliveira. Jusmari ainda destacou que, embora tenha enviado um representante para acompanhar o chefe do Palácio de Ondina na capital, sua prioridade imediata é percorrer municípios como Barreiras, Correntina e Cotegipe.

“Para mim, deixar hoje esse compromisso em Salvador foi bem dolorido, mas eu preferi estar aqui, estou muito feliz em estar aqui com vocês. Eu vou estar acompanhando o Carnaval de Salvador mais para o final. Esse início eu preferi estar por aqui para a gente fazer uma caminhada por onde a gente tem laços e por onde a gente tem trabalho”, concluiu.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas