O vice-governador da Bahia e coordenador do Carnaval do Estado, Geraldinho, participou na noite desta terça-feira (11) da abertura oficial da programação do Carnaval do Nordeste de Amaralina, no Circuito Mestre Bimba, um dos principais símbolos do Carnaval de bairro de Salvador.
A edição de 2026 é marcada por um momento histórico para o circuito, com a participação inédita do Olodum e do Ilê Aiyê, dois dos maiores ícones da cultura afro-baiana, que desfilam pela primeira vez no Carnaval do Nordeste de Amaralina, reforçando a identidade negra, popular e comunitária da festa.
Durante a agenda, Geraldinho destacou o papel estratégico do circuito para a cultura e a economia criativa do bairro. “O Nordeste de Amaralina mostra que o Carnaval de bairro é força cultural, é identidade e é desenvolvimento. Aqui a festa nasce da comunidade e cresce com o apoio do poder público”, afirmou, ao lado do secretário da Cultura, Bruno Monteiro, e da secretária da Seades, Fabya Reis.
O vice-governador também ressaltou os investimentos do Governo do Estado no fortalecimento do Carnaval dos Bairros, com destaque para o edital Ouro Negro, que em 2026 alcança investimento recorde de R$ 17 milhões, garantindo apoio a blocos afro, afoxés, sambas e outras manifestações culturais que fazem do Carnaval da Bahia uma referência mundial. “O edital Ouro Negro é uma política estruturante, que valoriza quem construiu e mantém viva a cultura afro-baiana”, pontuou.
Ao final do evento, representando o governador Jerônimo Rodrigues, Geraldinho recebeu o Berimbau de Prata, homenagem concedida pela Escola de Samba Diplomatas de Amaralina (ESDA), em reconhecimento aos serviços e investimentos do Governo da Bahia no fortalecimento do Circuito Mestre Bimba e do Carnaval do Nordeste de Amaralina.



