Deputado critica governo petista após país registrar, em 2025, a segunda pior nota da série histórica
O deputado federal Capitão Alden (PL BA), vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, criticou o desempenho do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) e classificou como “uma vergonha” o país aparecer abaixo da média global no ranking internacional.
De acordo com levantamento anual da Transparência Internacional, o Brasil registrou, em 2025, a segunda pior nota da série histórica do índice, com 35 pontos em uma escala que vai de 0 a 100. Com o resultado, o país ficou na 107ª posição entre 182 países e territórios avaliados.
Para Alden, o desempenho reflete a condução do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a sequência de escândalos atribuídos à atual gestão federal.
“Em um curto intervalo de tempo, tivemos o roubo dos aposentados do INSS e o caso do Banco Master. Tudo isso na gestão federal. Infelizmente, isso respinga na imagem do Brasil lá fora”, afirmou.
O parlamentar também criticou o discurso social do governo petista e relacionou o resultado do ranking à percepção internacional sobre o país.
“Um país afundado em corrupção, com uma gestão que diz gostar tanto dos pobres que não quer que ninguém saia da pobreza. É uma vergonha o Brasil ficar abaixo da média global no ranking de corrupção”, completou.



