Sambaiana, João Cavalcanti e Majur protagonizam a terceira e última noite do Juntos na Casa | Encontros CCBB na Casa Rosa

Compartilhe essa notícia!

A terceira e última noite do Juntos na Casa | Encontros CCBB na Casa Rosa acontece no dia 6 de fevereiro, a partir das 22h, no Pátio Viração. No palco, Bahia e Rio de Janeiro fazem samba até mais tarde: o coletivo feminino Sambaiana, a cantora Majur e o cantor e compositor João Cavalcanti se encontram para encerrar o ciclo de encontros musicais do projeto realizado pela Casa Rosa em parceria com o CCBB Salvador.

Todas as sessões contarão com intérprete de Libras. A Casa Rosa dispõe de estrutura com acessibilidade arquitetônica. O Juntos na Casa | Encontros CCBB na Casa Rosa também materializa o compromisso com a formação de plateias plurais ao favorecer acessibilidade com ingressos nos valores entre R$ 15,00 e R$ 30,00 com vendas online, além de condições especiais para clientes Banco do Brasil.

Formada por mulheres musicistas que têm no samba uma seta, a Sambaiana nasceu nas ruas de Salvador. Com um trabalho que alia tradição, frescor e posicionamento político, o grupo tem o samba como gesto de resistência e afirmação feminina. Desde a estreia, em 2019, a Sambaiana expande sua presença com lançamentos autorais, projetos audiovisuais e uma identidade coletiva cada vez mais reconhecível e própria. Com Grace Profeta, Ju Moraes, Lalá Evangelista, Marcinha BB, Marília Sodré e Rayra Mayara, o coletivo faz um som tão contagiante que acumula mais de 2 milhões de reproduções no Spotify e uma comunidade com mais de 130 mil seguidores no Instagram.

A presença de Majur alarga o território da noite. Cantora e compositora baiana, sua obra se ancora na ancestralidade afro-brasileira e na força do corpo em movimento. Com performances conceituais e canções que transitam por diversas linguagens, incluindo interpretações em iorubá, Majur embala o público em uma experiência sensorial, com música e dança. Embora amplamente reconhecida por seu trabalho no pop contemporâneo e no afropop, a artista mantém uma relação com o samba e com as matrizes culturais da Bahia, que atravessam sua trajetória e se revelam na sua presença de palco.

O terceiro encontro da noite é com João Cavalcanti, cantor e compositor carioca que encontrou no samba o centro de sua expressão artística. Jornalista de formação, foi na faculdade que se voltou de vez à música. Ouviu e tocou de tudo até formar o Casuarina, grupo do qual foi vocalista por 16 anos, entre 2001 e 2017 e eleito duas vezes Melhor Grupo de Samba no Prêmio da Música Brasileira.

Em carreira solo, João lançou Placebo (2012), Garimpo (2018), Samba Mobiliado (2019) e Ivone Rara (2023), álbum dedicado à obra de Dona Ivone Lara em arranjos camerísticos. Suas composições já foram gravadas por artistas como Lenine, Roberta Sá, Joyce Moreno, MPB4, Fabiana Cozza, Tiê, Zé Renato e Pedro Luís. Em agosto de 2024, apresentou o espetáculo Belchior Sinfônico ao lado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e do sanfoneiro Marcelo Caldi. Em 2025, realizou mais de 40 shows pelo país em diferentes formações e acaba de retornar de uma turnê europeia dedicada ao samba.

Com essa configuração, o Juntos na Casa | Encontros CCBB na Casa Rosa se despede de sua primeira edição tendo o samba como linguagem viva de encontro e criação. Uma noite que celebra trajetórias distintas, cruzadas no mesmo palco, e encerra o projeto em sintonia com o verão e a cena musical de Salvador.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas