Em entrevista à Rádio Metrópole FM nesta quinta-feira (5), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que o governo estadual vai atuar para recompor a bancada do PSD, após mudanças recentes no posicionamento político do partido. A afirmação do gestor aconteceu enquanto ele comentou uma ligação telefônica com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, em meio às articulações para preservar o equilíbrio da base aliada.
De acordo com o chefe do Palácio de Ondina, o contato com Kassab teve caráter institucional e político, com reconhecimento das demandas apresentadas pelo partido após a saída do senador Ângelo Coronel da base governista. “Demandas como esta são justas. E nós vamos trabalhar para que a bancada federal do PSD, ela seja absorvida e dentro de uma montagem que a gente possa ajudar”, declarou.
As movimentações políticas que aconteceram nos últimos meses provocaram impactos diretos nas bancadas estadual e federal do PSD. Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), dois deputados da sigla, Cafu Barreto e Ângelo Coronel Filho, migraram para a oposição, alterando o equilíbrio interno da Casa. Já no legislativo federal, o deputado Diego Coronel, filho do senador Ângelo Coronel, também seguiu a decisão do pai e passou a integrar a oposição ao governo estadual.
O chefe do Executivo baiano admitiu que a saída de Coronel e os desdobramentos políticos reduziram o espaço de representação do PSD no campo governista, especialmente na Câmara dos Deputados. “Com essa saída do senador, a gente perde a chance de termos um deputado”, acrescentou, ao ressaltar a preocupação apresentada por Kassab durante a conversa.
O petista também avaliou que a recomposição da bancada é uma necessidade estratégica para manter a governabilidade e a estabilidade da base aliada e reiterou que o diálogo com o PSD seguirá aberto. “Eu gostaria muito de repor, garantir que a gente pudesse”, continuou.
Ao concluir, o governador destacou que a ligação para Kassab faz parte de um esforço mais amplo do Palácio de Ondina para evitar o esvaziamento político do PSD na Bahia e reorganizar a base governista diante das recentes migrações para a oposição. Jerônimo fez questão também de pontuar que novas conversas devem acontecer nos próximos dias, com o objetivo de construir uma solução que preserve a relação política com o partido.



