Presente na apresentação da programação e do esquema de serviços municipais para o Carnaval 2026, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Ana Paula Matos (PDT), disse que a força do Carnaval da capital baiana está na identidade cultural do seu povo, na diversidade de ritmos e na capacidade de gestão da maior festa popular do planeta. A afirmação aconteceu enquanto ela comentava sobre o cenário do Carnaval no Brasil e o papel de Salvador nesse contexto.
De acordo com a gestora, apesar de outras cidades terem ampliado seus investimentos e projeção nacional, Salvador segue como principal referência da festa. “Tem aumento em algumas outras praças, como São Paulo, mas a força mesmo de Salvador está muito clara”, declarou.
Segundo Ana Paula, o diferencial do Carnaval da capital baiana está na combinação entre organização administrativa e identidade cultural. “O nosso Carnaval tem um trabalho de gestão enorme, uma coesão muito forte, mas sobretudo identidade”, acrescentou.
A titular da Secult também ressaltou a pluralidade musical e cultural presente nos diferentes circuitos da cidade durante a folia. “A estrela do Carnaval da Bahia são os baianos. Você tem rock, axé, samba, palco feminino, trios e diversos circuitos. Essa diversidade só se encontra na Bahia”, continuou.
Para concluir, a titular da Secult municipal reiterou que essa multiplicidade de ritmos e expressões culturais é determinante para manter a cidade como um dos principais destinos turísticos no período carnavalesco, atraindo foliões de diversas regiões do Brasil e do exterior e consolidando a festa como um dos maiores símbolos da cultura baiana.



