Diversos prefeitos baianos que compõem a União dos Municípios da Bahia (UPB) se reuniram em Brasília para discutir estratégias de contenção dos altos cachês cobrados por atrações musicais no período junino. A articulação envolve gestores de diferentes regiões do Estado e tem o objetivo de garantir a realização do São João sem comprometer o equilíbrio fiscal dos municípios e barrar a “farra dos cachês”.
Em um vídeo que foi publicado nas redes sociais, o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, e o presidente da FECBahia e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, defenderam a valorização da cultura nordestina aliada à responsabilidade com o uso de recursos públicos.
“São João forte, cultura valorizada e responsabilidade com o dinheiro público”, disseram os gestores. De acordo com eles, a UPB tem atuado de forma unificada ao lado dos gestores municipais para garantir festas tradicionais, mas com limites nos valores pagos às bandas. “A UPB segue unida aos prefeitos e prefeitas da Bahia em defesa de um São João grandioso, mas com preço justo nos cachês das bandas”, afirmaram.
Os prefeitos destacaram que o investimento em eventos culturais não pode acontecer em detrimento de áreas essenciais da administração pública. “Valorizar a cultura não pode significar comprometer serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, apontaram. Para o grupo, o diálogo coletivo é o caminho para conciliar festa popular, estímulo à economia local e responsabilidade fiscal.
Ainda segundo os gestores, a proposta é garantir que os festejos juninos continuem impulsionando o comércio e o turismo nas cidades baianas. “Com união, diálogo e responsabilidade, vamos garantir a festa, aquecer o comércio e fazer a alegria da população”, ressaltaram.
Ainda segundo a avaliação do grupo, a mobilização em Brasília também busca fortalecer uma articulação regional. “Prefeitos unidos, Bahia e Nordeste juntos, pelo melhor São João do Brasil, com equilíbrio e responsabilidade com o erário público”, finalizaram.



