Em entrevista à rádio 95 FM, de Jequié, nesta quinta-feira (29), o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou que a definição da chapa majoritária governista na Bahia deve acontecer até o fim de março e reiterou que seu nome está colocado para disputar uma das vagas ao Senado, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) será o candidato à reeleição.
O ex-chefe do Palácio de Ondina, ressaltou que o processo de composição segue uma lógica de negociação interna e comparação com outras áreas. “É mais ou menos assim que funciona também na política então nós temos bons nomes e vamos conversando para definir isso até final de março e anunciar a chapa mas sim meu nome está colocado para o senado e o candidato a governador é o governador Jerônimo Rodrigues”, declarou.
Ao ser indagado em relação a situação do senador Angelo Coronel (PSD), diante da analogia feita sobre quem “fica no banco”, o petista evitou tratar o tema como exclusão e falou da existência de múltiplos espaços políticos dentro do projeto governista. De acordo com ele, além da cabeça de chapa e das duas vagas ao Senado, há funções consideradas estratégicas, como ministérios, vice-governadoria e suplências.
“O ministério é um nome que tem ajudado muito o presidente Lula além da vaga de vice-governador, tem duas vagas de senadores e nós temos as vagas de suplente de senador e às vezes as pessoas não valorizam”, afirmou. Para defender sua tese, o auxiliar de Lula citou o ministro da Educação. “Por exemplo, a vaga de suplente eu diria, por exemplo, o ministro Camilo, ministro da educação, ele é ministro, ele está no ministério essa pessoa pode exercer plenamente o cargo”, continuou.
Antes de concluir, Rui ainda fez questão de pontuar que as conversas buscam acomodar os diferentes aliados de forma que todos se sintam representados. “Então portanto é um espaço muito relevante, nós estamos conversando em torno desses espaços para compor a chapa no presente e no futuro também nos espaços políticos, para que todo mundo se sinta parte do projeto”, finalizou.



