O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que o esquema montado para o Mica Lauro, realizado no último fim de semana em Lauro de Freitas, garantiu um evento marcado pela tranquilidade e pela atuação integrada das forças de segurança. Segundo ele, a parceria entre o Estado e o município foi decisiva para os resultados alcançados.
“Tivemos um acompanhamento lá local com o Centro Integrado de Comando e Controle móvel, com vídeomonitoramento, chegando a localizar pessoas foragidas da justiça, os portais de abordagem, evitando que itens proibidos chegassem até os circuitos e, acima de tudo, nosso know-how de policiamento em grande evento”, afirmou Werner.
De acordo com o secretário, a operação contou com a atuação conjunta da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT), além de equipes da Guarda Municipal e dos órgãos de trânsito. “Isso fez com que a gente tivesse um Mica Lauro de tranquilidade e, graças a Deus, com muita segurança e muito aproveitamento de todos os foliões que lá estiveram”, disse.
Werner também destacou que a experiência do Mica Lauro integra o conjunto de ações que embasam o planejamento da segurança para o Carnaval de Salvador. Segundo ele, o desenho da operação está em fase final e deve ser o maior já realizado no estado.
“Já estamos finalizando nosso planejamento, acreditamos que vai ser mais uma vez o maior que houve na história, dentro da perspectiva que a gente está tendo de todos os outros grandes eventos em recorde de público”, afirmou, citando as festas de Ano Novo e a Lavagem do Bonfim como exemplos do aumento esperado de foliões.
O secretário adiantou que o Carnaval contará com reforço tecnológico, ampliação dos portais de abordagem, uso intensivo de vídeomonitoramento e drones, além do aumento do número de equipes veladas. “É um know-how que a gente traz para que a gente possa sair junto, sendo integrado, funcionando, órgãos municipais, estaduais, federais, concessionárias, todo sistema de justiça, todos juntos, para que a gente possa fazer mais um grande evento no mês com o Carnaval de Salvador”, concluiu.



