Jerônimo Rodrigues defende melhores condições de trabalho para mototaxistas e motofretistas

Compartilhe essa notícia!

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu nesta terça-feira (13), melhores condições de trabalho para os mototaxistas e motofretistas. Em entrevista à imprensa durante a certificação de profissionais do Projeto Condução Decente, o chefe do Palácio de Ondina destacou a importância de olhar para estes profissionais.

“É importante a gente ter a noção de algumas condições de trabalho de algumas categorias. Essa é uma delas que não tem como mais a sociedade viver sem um mototaxista, um motofretista, não tem como. Às vezes é para acelerar uma ida dentro de um trânsito com baixa mobilidade, às vezes é a encomenda que tem que chegar com maior rapidez, então não tem como. É preciso que a gente compreenda isso e dê as condições adequadas e não precarize ainda mais a vida dos trabalhadores que não tem carteira assinada, não tem direito a um plano de saúde, previdência, então é importante a gente poder botar uma lupa sobre isso”, afirmou.

O chefe do Executivo baiano também afirmou que enquanto o Congresso Nacional está discutindo regulamentação destas categorias, o governo do estado já está adotando algumas medidas em prol destes profissionais.

“Enquanto essas questões estão tratadas dentro do Congresso, nós estamos aqui qualificando a mão de obra para que eles possam ter mais segurança para eles e para aquilo ou aquelas que eles estão transportando. Então, aqui hoje nós entregamos certificados para 540 pessoas. Entre aí a entrega de capacetes, de coletes, de bags, de antena de segurança, portanto é uma agenda muito especial. Nós aqui hoje já inovamos e trouxemos a ação da Desenbahia para uma carta de financiamento para novas motos, para que as condições de trabalho deles sejam melhoradas, com um tempo de até 15 mil reais, e ainda que nós pudemos apresentar para eles é do desejo de que eles possam ter um aplicativo, um sistema que eles possam conduzir os próprios rumos deles a não ficar dependentes, a SETRE tem tratado disso”, continuou.

Jerônimo ainda acrescentou que a ideia é aperfeiçoar cada vez mais, e que o objetivo é criar alternativas para que estes trabalhadores possam atuar no Carnaval de uma forma mais decente e colaborando para que a festa seja mais segura.

“A expectativa nossa que a gente possa aperfeiçoar, mas para que isso aconteça é fundamental que eles tenham gestão, capacidade de gestão, é uma cooperativa, é uma associação, é o quê? Porque tem que ter aí advogados, contadores, gestores, engenheiro de comunicação, eu espero que a gente possa fazendo as pautas, aquelas que são pautas urgentes e aquelas que a gente precisa de uma votação no Congresso Federal ou na Assembleia Legislativa, garantindo o acesso agora. Estamos chegando ao Carnaval. A recomendação justamente é essa. Se você vai consumir bebida alcoólica, não vá dirigindo. Pegue um mototáxi, pegue um táxi, pegue um uber. Eles entram na pauta de recomendação para garantir segurança para quem vai se divertir no Carnaval, eles estão trabalhando. Nós queremos agora, nesse Carnaval, também incluir a categoria de mototaxistas e de motofretistas no Carnaval do cuidado”, concluiu.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas