O deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA) usou as redes sociais nesta terça-feira (23) para criticar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e “cravar” a vitória do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil) em 2026.
“Será que basta ter apoio dos prefeitos para ganhar uma eleição para governador? Eu quero dizer, antes de tudo, que eu sou um municipalista. Eu acredito plenamente na força dos prefeitos, na forma como é feita a política municipal, tenho uma profunda relação política com os municípios da Bahia, portanto, eu acredito muito no municipalismo. Mas vamos fazer aqui uma avaliação histórica dos últimos anos na Bahia”, indagou.
Para defender sua tese, Maia deu exemplo de outras eleições em que a decisão para o Palácio de Ondina acabou ficando com candidatos que não contavam com o amplo apoio de prefeitos.
“Eu vi, eu assisti, em 1986, Waldir Pires ser eleito governador da Bahia, ganhando com um milhão e meio de frente do segundo colocado, com 26 prefeitos. Em 2006, eu participei e assisti Jaques Wagner ser eleito governador da Bahia, contra um bom governador, Paulo Souto, com menos de 40 prefeitos apoiando Wagner. Portanto, eu quero dizer que simplesmente andar pelo interior da Bahia fazendo promessas mentirosas, falsas, inverídicas, que é o caso do governador Jerônimo, e achar que com isso vai ter o apoio dos prefeitos e vai ganhar a eleição, é a maior falácia política que nós conhecemos”, continuou.
O parlamentar reiterou as críticas ao chefe do Executivo baiano e “selou” o triunfo de ACM Neto no ano que vem.
“Nós sabemos que hoje o que impera na Bahia é um desânimo total dos prefeitos para com esse governo desastroso do governador Jerônimo, que promete, promete e não entrega absolutamente nada. O que nós vemos na Bahia, por outro lado, por parte do povo, da população, dos baianos e baianas em todos os rincões desse Estado, é a vontade de mudar. A Bahia vai mudar com ACM Neto em 2026”, concluiu.



