Após ações judiciais contra filiações em massa e questionamento de encontros partidários sem cumprimento das regras estatutárias, filiados da Rede Sustentabilidade realizaram boletim de ocorrência no dia 18 de dezembro, na delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos em Salvador.
A ação ocorreu diante das irregularidades apontadas pelos filiados Valter Cruz e Ana Carina de Araújo Lasse que alegam ter tomado conhecimento sobre uma suposta conferência partidária municipal que não ocorreu, mas que foram falsificadas suas assinaturas em uma lista de presença dos participantes.
“Tive acesso à lista de presença do encontro que aconteceu no dia 3 de fevereiro, onde nós não estavamos presentes, e, de forma criminosa falsificaram nossas assinaturas. E o mais grave é que esse documento, com várias assinaturas falsas foi homologado pelo representante nacional do partido Paulo Roberto Chaves da Miranda, atual membro da executiva nacional da Rede”, ressalta Valter Cruz.
A manifestação é mais um capítulo das inúmeras irregularidades e questionamentos na condução da Rede Sustentabilidade, acrescida das recentes alterações estatutárias consideradas autoritárias adotadas pela ala majoritária do partido nacionalmente comandada pela ex-senadora Heloísa Helena, que ampliam a concentração de poderes na executiva nacional e criam limitações de apoio para candidaturas no pleito do ano de 2026 em prejuízo ao grupo da Ministra Marina Silva.
“O que está ocorrendo é uma tomada de assalto a um partido que se propôs ser diferente nas suas práticas e nos seus princípios”, arremata Cruz.



