A deputada estadual Claudia Oliveira (PSD) comemorou nesta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a liberação do tráfego de veículos pesados na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661,72 da BR-101/BA, no município de Itapebi. A autorização foi concedida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) após a realização de ensaios técnicos e a análise de dados de monitoramento da estrutura.
Ao comentar a medida, a parlamentar destacou que a prioridade continua sendo a construção de uma nova ponte. “O que nós queremos ver é a ponte construída, e isso através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)”, afirmou. Segundo ela, o compromisso foi reafirmado em diálogo com o presidente da Comissão de Infraestrutura. “Eu estive lá junto com o presidente da Comissão de Infraestrutura, onde Roberto Alcântara disse que será construída e entregará em agosto de 2016. Essa aí é a nossa esperança”, declarou.
Enquanto a nova estrutura não é concluída, Claudia Oliveira ressaltou a importância da liberação parcial do tráfego. “Mas agora, graças a Deus, hoje, no dia de segunda-feira, foi liberado para os veículos mais pesados de até 33 tonelada. Isso para a gente é um motivo de dever cumprido”, disse.
De acordo com o DNIT, a ponte passou por ações de reabilitação e agora está liberada para ônibus e veículos de carga com peso bruto total (PBT) de até 33 toneladas, operando em sistema de pare e siga e sob monitoramento assistido contínuo. O reforço da estrutura incluiu a instalação de chapas de aço na parte inferior da laje do tabuleiro.
A deputada também ressaltou que a liberação é resultado de articulação política e institucional. “A Comissão e eu, enquanto deputada, também representando lá o extremo sul da Bahia, foi a nossa luta com o governo federal”, afirmou. Ela citou ainda o apoio de diversas lideranças. “Com o ministro Rui Costa, com o nosso senador Otto Alencar, com todos os senadores e aqui o governador Jerônimo Rodrigues, que deu todo o apoio e chamou pra ele esse problema”, completou.
Segundo Claudia Oliveira, a situação da ponte vinha causando impactos diretos na população. “Já que estava interferindo não somente na economia, mas na saúde e na educação”, pontuou.
Conforme as regras estabelecidas pelo DNIT, a ponte poderá ser utilizada por veículos de até três eixos e PBT máximo de 33 toneladas, com passagem controlada e limite de velocidade de 30 km/h. A estrutura permanecerá sob monitoramento contínuo, e duas Unidades Móveis de Operação ficarão no local de forma permanente.
Paralelamente, o DNIT segue com a construção de uma nova ponte ao lado da atual, com cerca de 510 metros de extensão e faixas duplicadas. A conclusão está prevista para 2026, com investimentos federais que somam R$ 104 milhões na reabilitação da ponte existente e na nova travessia, além de outros R$ 22 milhões aplicados na operação e manutenção do desvio da Veracel.



