Ao lado de Jerônimo, Rui Costa celebra avanço do VLT e integração com metrô em Salvador

Compartilhe essa notícia!

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (19), durante a primeira viagem-teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho entre os bairros da Calçada e do Lobato, em Salvador. A agenda simboliza um avanço significativo do projeto, considerado estratégico para a mobilidade urbana da capital baiana e para a requalificação do Subúrbio Ferroviário.

Durante o evento, Rui Costa destacou a dimensão e a importância do empreendimento para o estado. Segundo o ministro, o VLT contará com 40 quilômetros de extensão, que se somam aos 40 quilômetros do sistema metroviário, totalizando 80 quilômetros de trilhos. Com essa estrutura, a Bahia passa a ocupar a segunda posição no ranking nacional de malha sobre trilhos, ficando atrás apenas de São Paulo.

“Hoje, o governador Jerônimo Rodrigues toca o projeto do VLT de 40 quilômetros, que se soma aos 40 quilômetros do metrô. Isso coloca a Bahia em segundo lugar no Brasil. É uma obra que transforma a mobilidade e conecta a cidade como um todo”, afirmou Rui Costa.

O ministro ressaltou ainda que, apesar de ser conhecido como VLT do Subúrbio, o projeto vai muito além dessa região. De acordo com ele, o sistema irá atender áreas como Cajazeiras, Orla, Bairro da Paz, São Martim e Simões Filho, promovendo integração entre diferentes pontos da Região Metropolitana de Salvador.

Outro destaque mencionado por Rui Costa é a conexão direta do VLT com o metrô, integrando pelo menos três estações estratégicas: Retiro, Águas Claras e Bairro da Paz. A ampliação do traçado, segundo o ministro, foi viabilizada a partir de articulações do governador Jerônimo Rodrigues junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantindo que o VLT avance até regiões antes não contempladas.

“É uma grande obra. A Bahia se destaca no Brasil com equipamentos modernos, sofisticados e de alto padrão de qualidade, oferecendo uma das melhores mobilidades do país”, enfatizou Rui Costa.

A primeira viagem-teste marca o início de uma nova fase do projeto, que prevê avaliações técnicas antes da operação comercial. A expectativa do governo estadual é que o VLT se consolide como um dos principais eixos de transporte público de Salvador e da Região Metropolitana, promovendo mais integração, eficiência e qualidade de vida para a população.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas