O secretário de Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, voltou a mandar recado para Oposição que tem insistido nas críticas contra os empréstimos tomados pelo governo da Bahia.
Vitório aponta que a Bahia tem saúde financeira para todos os empréstimos tomados e revela que grande parte dos recursos aplicados nestes três anos da gestão são próprios.
“É negacionista também que não consegue ver a realidade financeira e a organização do Estado da Bahia. Dos 20 milhões, e aí, governador, o senhor é campeão, nunca aconteceu isso na história da Bahia, dos 20 milhões que o governador Jerônimo já investiu, até agora, 5 milhões foram de operações de crédito; 15 milhões foram dos nossos recursos, podemos investir, porque temos crédito para investir mal pagador, não tem crédito. A gente tem crédito para investir. Podemos investir, porque nossa dívida é baixa e está baixando, vai baixar esse ano de novo, governador”, previu Manoel Vitório.
“Podemos investir porque temos recurso e musculatura financeira para fazer também investimento com recurso próprio. Agora é o que Loyola estava dizendo, vai receber a tratorada nos peitos porque o investimento vai chegar as promessas serão cumpridas e o Estado vai em frente. Há muito tempo, governador, que eu estou aqui ouvindo aqueles que dizem, ah, não, vai estar quebrado. Quando eu entrei na Fazenda, disseram isso, vai quebrado, está isso, está aquilo”, apontou o gestor.
Ao justificar a saúde financeira da Bahia, Manoel Vitório destaca dados recentes que apontam que o Estado alcançou o primeiro lugar em investimentos no país. Ele citou estados do Sul que são citados como exemplo ao criticar a Bahia e que estão endividados.
“A gente mostrou, tem mostrado para eles e vai continuar mostrando. É com saúde financeira, com responsabilidade fiscal. O governador Jerônimo, ele exige trabalho de sol a sol. E sempre me diz, olha, é equilíbrio fiscal, na chuva também. É equilíbrio fiscal, é importante. Não vamos abrir mão, mas nós temos que fazer o máximo pela população da Bahia. Então, o que vamos fazer? E vamos continuar a fazer e vamos mostrar. Já ultrapassamos São Paulo esse ano como o primeiro lugar do investimento no Brasil. Quem duvida vai pagar para ver e vai ver. Obrigado, obrigado pela oportunidade de estar aqui”, arrematou o gestor.
“O que é bom, né? E as coisas no sul é que são melhores, né? Ainda ficam querendo dar exemplo de gestão. Minha gente, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, estão em recuperação fiscal. O que significa isso? Estão pendurados lá na rica do Pânico Federal. Não é nosso caso. São Paulo, enquanto São Paulo deve mais de 200 bilhões de reais para a União, a Bahia deve sim. Baiano sabe como fazer. E o governador Pontoia, o baiano, sabe fazer as coisas”, arrematou Manoel Vitório.



