Tribuna Popular destaca empoderamento de meninas

Compartilhe essa notícia!

Apelo por empoderamento político e social de meninas e adolescentes, por meio de políticas públicas voltadas à educação, à segurança, à dignidade menstrual, à saúde sexual e reprodutiva, à saúde mental e ao combate ao racismo, entre outras áreas, marcou a 85ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador, presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB).

Em meio a dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que apontam o registro de 97 feminicídios no estado entre janeiro e 8 de dezembro de 2025, com Salvador liderando o número de ocorrências, a representante do coletivo Meninas Cidadãs, Lara Ribeiro, destacou na Tribuna Popular a necessidade de ampliar espaços de participação, escutas públicas e ações externas “capazes de construir um futuro mais justo” para meninas e mulheres, especialmente as negras.

“É preciso frear as estatísticas alarmantes de vítimas de feminicídio e de adolescentes grávidas, mas, sobretudo, ampliar o acesso ao poder, a partir de uma educação de qualidade”, conclamou, ressaltando que o exemplo pode ser observado no próprio projeto do qual faz parte, atualmente com apenas 16 integrantes.

O Meninas Cidadãs é liderado pela ONG Elas no Poder, em parceria com o Unicef, e oferece formação em direitos, liderança e participação política.

Lara foi saudada pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz, pela desenvoltura e pela luta que, segundo ele, também é compartilhada pelos 43 vereadores. “Vocês, meninas e mulheres, podem contar sempre com esta Casa”, afirmou.

Ao destacar que não se pode aceitar de forma “impassível” o aumento dos casos de feminicídio, o vereador Hamilton Assis (PSOL) disse ter se emocionado com o protagonismo de Lara na defesa da causa. “A fala desta jovem menina negra, que veio corajosamente a esta Tribuna Popular para se dirigir a um público majoritariamente masculino, me comoveu. Nós, homens, em geral, somos os principais responsáveis por isso, ao difundirmos, nas redes sociais e na sociedade, a cultura do ódio e do machismo, que tem atentado contra a vida das mulheres. Precisamos construir outra perspectiva de sociedade, que possibilite a essas mulheres exercerem plenamente seu protagonismo, como faz Lara”, declarou.

Vereadores como Marta Rodrigues (PT), Sílvio Humberto (PSB) e a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB), também se manifestaram, somando-se aos colegas no apoio à causa.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas