O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, destacou nesta terça-feira (16) a importância da inauguração da Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos CAJAVERDE, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador. A entrega do equipamento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e marca um avanço nas políticas de inclusão social, geração de renda e preservação ambiental na capital baiana.
De acordo com Trindade, a unidade, instalada às margens da Avenida 29 de Março, será destinada ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a economia solidária e oferecendo melhores condições de trabalho à categoria. “Estamos aqui hoje em Cajazeiras, às margens da 29 de Março. Nesse momento, o governador está entregando esse equipamento de reciclagem aos catadores. Na prática, é um equipamento socioeconômico, que vai gerar renda e trabalho para todas as pessoas aqui”, afirmou.
O presidente da Conder ressaltou que a iniciativa também tem um forte caráter social, ao reconhecer e valorizar profissionais que, muitas vezes, permanecem à margem das políticas públicas. “Muitas vezes são pessoas invisíveis, mas que o governador Jerônimo tem esse olhar especial para elas”, destacou.
Além do impacto social e econômico, José Trindade enfatizou a relevância ambiental do projeto. Segundo ele, a Unidade de Triagem CAJAVERDE contribui diretamente para o cuidado com o meio ambiente, ao incentivar a reciclagem e a destinação correta dos resíduos sólidos. “Estamos fazendo esse cuidado com o meio ambiente. Então, é meio ambiente, inclusão social e geração de renda”, resumiu.
A nova unidade integra um conjunto de ações do Governo da Bahia voltadas à sustentabilidade urbana e à valorização do trabalho dos catadores, promovendo desenvolvimento social aliado à preservação ambiental em Salvador.



