A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, nesta terça-feira (16), vistoria preventiva na região da Boca do Rio, onde será realizado o Festival da Virada 2026. A ação contou com a participação da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e teve como objetivo verificar o cumprimento das normas de segurança no espaço que sediará o evento.
Durante a inspeção, equipes técnicas percorreram toda a área da festa, avaliando possíveis riscos e as condições estruturais do local. De acordo com a engenheira da Codesal, Rita Jane Moraes, o trabalho inclui a checagem de irregularidades no terreno e nos passeios, a análise dos portais de acesso, o funcionamento dos pontos de hidratação, além da verificação das principais conexões elétricas.
“As equipes também avaliam os dispositivos de combate a incêndio e a área destinada à queima de fogos, prevista para a meia-noite. Para garantir a segurança do público, as fiscalizações serão realizadas diariamente, ao longo dos cinco dias do evento”, explicou.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que a vistoria em grandes eventos, como o Festival da Virada, é uma medida preventiva fundamental para assegurar a integridade do público. “Nossas equipes analisam riscos estruturais, elétricos e de outras naturezas nos palcos e na arena, garantindo a estabilidade das estruturas, em atuação articulada com outros órgãos e com plantão 24 horas durante todo o evento”, afirmou.
“Observamos todos os aspectos com muita atenção, avaliamos os riscos e agimos de forma preventiva. A partir das vistorias, encaminhamos as demandas aos órgãos competentes para que qualquer situação de anormalidade seja prontamente solucionada”, ressaltou Macêdo.
Plantão
A Codesal mantém suas atividades rotineiras em regime de plantão 24 horas, incluindo vistorias para avaliação de risco em imóveis e o monitoramento realizado pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), responsável pelo acompanhamento das condições meteorológicas e pela orientação à população. Em situações de risco, como ameaças de desabamento, alagamentos, deslizamentos de terra ou incêndios, a população deve acionar imediatamente a Codesal pelo telefone 199, com ligação gratuita.



