Salvador, 14 de dezembro de 2025 – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou neste domingo (14) que pretende antecipar mudanças em sua equipe de governo. Secretários interessados em disputar cargos eletivos em 2026 terão de deixar os postos antes do prazo legal de desincompatibilização, previsto para abril, para se dedicarem integralmente às pré-candidaturas.
A declaração foi feita durante visita à 16ª Feira da Agricultura Familiar, no Parque Costa Azul, em Salvador. Segundo Jerônimo, a medida visa evitar o desgaste de conciliar a gestão pública com articulações políticas nos municípios. “Todas as pessoas que serão candidatas em 2026 eu vou pedir para antecipar. Não vou deixar para abril”, afirmou o governador.
Ele destacou que a decisão será dialogada com os partidos da base aliada e os próprios pré-candidatos. A antecipação, explicou, dará mais liberdade para que os auxiliares ampliem a presença em eventos políticos no interior. “Eles precisam correr trecho e, às vezes, perdem eventos importantes que a gente precisa ter a companhia daquela pessoa no cargo maior”, disse.
O cronograma das substituições ainda está em debate, mas pode ser fechado até o fim deste ano ou no início de 2026. “Espero que a gente possa combinar e dê tempo para organizar isso, ou até o final do ano, ou em janeiro”, projetou Jerônimo.
Alguns auxiliares já optaram pela saída. Entre eles, Sérgio Brito, que se afastou para reorganizar o mandato parlamentar, e Heber Santana, exonerado da Defesa Civil para intensificar agendas no interior. “Para não ficar com a cabeça em dois sentidos”, justificou o governador.
As mudanças devem impactar áreas estratégicas da administração e serão negociadas com os aliados. O movimento reforça o alinhamento do governo com o cenário eleitoral de 2026, antecipando a reorganização política da gestão.



