A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), concluiu, nesta quinta-feira (4/12), a última etapa do Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental. A atividade foi encerrada com uma visita técnica ao Rio Joanes e à Praia de Buraquinho, locais emblemáticos que abordam temas de preservação e conscientização ambiental. A formação, que teve início em junho, foi marcada por uma série de encontros teóricos e práticos, com o objetivo de capacitar os docentes para desenvolver ações pedagógicas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental em sala de aula.
O subsecretário de Educação, Vanilson Luiz, conhecido como Mizoca, destacou a importância de promover uma formação que ultrapasse os muros da sala de aula. “É fundamental que os professores se tornem multiplicadores dessa consciência ambiental. Nossa cidade está cercada por praia, mangue e mata atlântica, e é essencial que nossos alunos entendam o valor desse patrimônio natural”, afirmou. Mizoca.
O professor Antônio Cláudio, responsável pela coordenação do projeto, que capacitou 30 professores, explicou que a formação surgiu da parceria entre a SEMED e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), com o apoio Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a fim de proporcionar aos formadores uma compreensão mais profunda dos impactos ambientais e das ações necessárias para preservação desses ecossistemas.
“Durante a visita de hoje, os educadores puderam explorar questões como o nascimento do rio, seu percurso, e os impactos ambientais sofridos ao longo de sua extensão. O intuito é que os professores, por meio dessas vivências técnicas, levem para suas salas de aula não só a teoria, mas também a prática, despertando nos alunos a importância da preservação do meio ambiente”, explicou o professor Cláudio.
Entusiasmada com a experiência de campo estava a professora de ciências do 8º ano da Escola Municipal 2 de Julho, Rosilda Leal. “A participação nesse projeto foi extremamente importante porque reativa e reforça a necessidade de cuidarmos do meio ambiente. Em sala de aula, muitas vezes trabalhamos a teoria sem conseguir aplicar a prática, e aqui foi o contrário: tivemos a oportunidade de vivenciar aquilo que ensinamos. Esta atividade fortaleceu o nosso aprendizado e nos permitirá levar mais conteúdo e experiências reais para os nossos alunos”, disse Leal.
As parcerias para a realização do curso foram imprescindíveis para o êxito de todas as ações, quem explica é o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, Geneci Braz. “A SEMED é uma grande parceira, sempre receptiva às iniciativas que fortalecem a educação ambiental no território. Quando surgiu a oportunidade de trazer essa temática para dentro das escolas, entendemos que seria uma estratégia essencial, porque buscamos, nesse contexto educativo, mostrar a realidade do município, do território e até do mundo para que os professores possam contextualizar melhor suas práticas em sala de aula. Ao longo do curso, os docentes elaboraram dez projetos envolvendo temas como reciclagem, conservação de água, energia, manejo de matéria orgânica e resíduos sólidos todos pensados para serem aplicados e contextualizados diretamente com os estudantes. Nesse sentido o saldo é extremamente positivo”, disse.
A atividade de finalização contou com a participação de figuras importantes da comunidade local, como a beijuzeira de Areia Branca, Gildete Melo, que compartilhou seus conhecimentos sobre a ancestralidade e a relação das comunidades tradicionais com o meio ambiente; o ativista Fernando Borba, que ministrou uma palestra sobre a importância da preservação ambiental; e o presidente da Colônia de Pescadores, Pepe, que também deu seu depoimento sobre a vivência da comunidade pesqueira com o Rio Joanes. Ao final da ação foram apresentados banners com os projetos aplicados em sala e a entrega dos certificados de conclusão do curso.



