Em visita à Fenagro na noite de quinta-feira (4), o deputado federal Leur Lomanto Júnior (União Brasil) afirmou que a Bahia vive um “ciclo de esgotamento” após duas décadas de governos do PT. Segundo ele, o sentimento percebido em viagens pelo interior aponta para uma fadiga do eleitorado e cria um ambiente favorável à oposição para a disputa de 2026.
“O que nós temos percebido nas andanças que temos feito no interior da Bahia é uma fadiga muito grande de 20 anos do PT na Bahia. Foram inúmeras promessas não realizadas e, obviamente, cada eleição é uma eleição”, disse o deputado. Para ele, a consolidação da pré-candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve reorganizar o cenário nacional e fortalecer o palanque oposicionista no estado.
“Está se desenhando para 2026 uma candidatura de centro-direita capitaneada por Tarcísio de Freitas, o que fortalece muito o palanque das oposições na Bahia, capitaneado pelo ex-prefeito e líder do União Brasil, ACM Neto. Nós estamos enxergando uma eleição extremamente positiva”, afirmou.
Lomanto Júnior também citou o desgaste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plano nacional como parte desse movimento. “Há uma fadiga de material, 20 anos de PT na Bahia e um desgaste muito grande nacionalmente do presidente Lula. Ele teve um momento de estabilização no mandato e agora volta a cair sua avaliação. Com a consolidação de Tarcísio, a candidatura de centro-direita se mostra muito forte, unindo diversos partidos e fortalecendo ACM Neto na Bahia.”
lhéus
Questionado sobre reclamações de lideranças políticas de Ilhéus, incluindo o prefeito Valderico Junior (União Brasil) de que o governo estadual teria abandonado a região, Leur Lomanto Júnior disse que também percebe falta de diálogo da administração Jerônimo Rodrigues com a cidade.
“Tenho uma presença constante em Ilhéus. Temos contribuído muito para esse novo momento da gestão do prefeito Valderico, enviando emendas e ajudando bastante. Sempre disse a ele que 2025 foi um ano de buscar parcerias. O prefeito sempre esteve de portas abertas para diálogo institucional com o governo do estado. Infelizmente, até o momento isso não ocorreu”, afirmou.
O deputado classificou como “lamentável” a postura do governo estadual. “O governador Jerônimo deveria buscar uma discussão institucional, solucionar problemas crônicos, obras pendentes que estavam sendo realizadas e foram paralisadas em Ilhéus. Mas, infelizmente, não é isso que vem ocorrendo.”
Apesar das críticas, Lomanto Júnior disse acreditar que o prefeito tem conseguido avançar mesmo diante das dificuldades. “O mais importante é que o prefeito Valderico está no caminho certo. Tem buscado, com recursos próprios e com nossas emendas, virar a página e trazer um novo momento histórico para Ilhéus. Apesar dos obstáculos, ele vem fazendo um grande trabalho.”



