O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil/BA) classificou como lamentável a fala do governador Jerônimo Rodrigues (PT) que declarou que as barracas próximas a escolas em Salvador são um risco para estudantes.
“O governador revelou o que ele pensa a respeito dos trabalhadores informais. Dizer, insinuar que eles podem representar um perigo para os estudantes porque podem vender ‘outras coisas’ que não sejam lanches é de uma maldade sem tamanho. É esse o governador que gosta de gente?. Ficou claro que ele se interessa somente pelos trabalhadores em época de campanha. Certamente recolocará a máscara em 2026”, declarou Alan Sanches.
O parlamentar também explicou que os ambulantes não conseguem somente trabalhar em períodos de festas. “É óbvio que o ganho dos trabalhadores ambulantes aumenta durante as festas, mas eles precisam se sustentar o ano inteiro. Expulsar os ambulantes do entorno das escolas não é o que vai melhorar a situação de segurança. Será o contrário: vai retirar o trabalho de mais pais e mães de família”, comentou Sanches.
Sanches questionou se o governador realmente anda por Salvador ao não perceber os camelódromos que foram já inaugurados pela atual gestão. “Em agosto, o prefeito Bruno Reis inaugurou o camelódromo de Plataforma. Mas essas estruturas também estão em Paripe, Sussuarana, no Centro, em Narandiba, em São Cristóvão, Calabetão, Tancredo Neves e Pau da Lima. Ou seja, se o governador não sabe disso, ele não anda por Salvador, nem os seus auxiliares”, apontou Alan Sanches.
O deputado estadual também destacou que na atual gestão municipal os ambulantes tiveram respeito e papel destacado durante o Carnaval e as principais festas populares.
Ao comentar o alegado risco apontado pelo governador de que ambulantes poderiam vender produtos impróprios nos arredores das unidades de ensino, o parlamentar apresentou uma solução. “O governador poderia investir mais na segurança do nosso estado, para dar maior proteção inclusive para os ambulantes, trabalhadores honrados de nossa capital”, declarou Alan Sanches.



