O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não repetirá, em 2026, o mesmo peso político que teve nas eleições de 2022. Segundo o gestor, há uma “frustração” crescente entre os brasileiros, motivada principalmente pelo impacto da inflação no bolso da população.
Durante conversa com jornalistas, Bruno Reis avaliou que o cenário econômico atual reduz o potencial de influência do presidente na próxima disputa eleitoral. Para ele, a perda de poder de compra dos brasileiros tem provocado descontentamento.
“O atual presidente não vai chegar com os índices de aceitação que tinha há quatro anos. A gente percebe uma decepção, uma frustração das pessoas, porque, infelizmente, o salário mínimo de 1.500 e poucos reais não está sendo suficiente para as pessoas sobreviverem. O dinheiro perdeu o valor, as pessoas vão no mercado e não conseguem comprar as mesmas coisas como antes, e isso, naturalmente, cria uma frustração nas pessoas”, afirmou o prefeito.
Bruno Reis também citou expectativas criadas durante a campanha de 2022, que, segundo ele, não teriam se concretizado no cotidiano da população.
“Se criou uma expectativa de que as pessoas iam poder comprar cerveja, picanha, com esse dinheirinho, e hoje não podem comprar nem o café, o ovo ou a laranja”, disse.
O prefeito ainda questionou o peso das eleições nacionais sobre a política baiana e sugeriu que o eleitorado pode mudar seu comportamento.
“Vai ser sempre a eleição nacional que vai decidir a eleição na Bahia? Será que uma hora o povo não vai acordar?”, provocou.



