Ao longo de 10 meses, prefeitura de Lauro de Freitas garantiu 45.600 refeições especiais a alunos com restrições alimentares

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem reforçado o cuidado e a inclusão no ambiente escolar ao garantir acompanhamento adequado e individualizado para estudantes com restrições alimentares, seletividade ou necessidades específicas comprovadas por laudo. Nos últimos 10 meses, foram ofertadas, aproximadamente, 45.600 refeições especiais a 76 alunos devidamente laudados com necessidades específicas.

O atendimento é realizado pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE), que acompanha cada caso. Ao identificar o estudante, a escola encaminha ao DAE, onde o estudante passa por avaliação técnica, escuta qualificada e elaboração de um plano alimentar personalizado. O trabalho envolve nutricionistas da SEMED, equipes escolares e familiares do aluno, garantindo que cada criança receba refeições adaptadas às suas necessidades nutricionais, intolerâncias ou limitações de forma segura, adequada e de qualidade.

Namile Rezende, diretora do Departamento de Alimentação Escolar, destaca que o acompanhamento é realizado com rigor técnico, sensibilidade e respeito às particularidades de cada estudante. “Seguimos protocolos nutricionais alinhados às orientações de saúde e às necessidades específicas de cada aluno. Nosso compromisso é assegurar que cada criança receba uma alimentação segura, equilibrada e adequada à sua condição de saúde, seja por alergias, intolerâncias, condições metabólicas, restrições prescritas ou demandas específicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, disse.

A diretora do departamento acrescentou que no caso dos estudantes com TEA, as seletividades alimentares ou características sensoriais específicas, podem ocorrer por textura, consistência, cores ou temperaturas, que são compreendidas e tratadas com acolhimento e responsabilidade. O setor dedica atenção especial a esses casos, garantindo que as refeições atendam tanto às necessidades nutricionais quanto ao bem-estar emocional da criança.

Com essa ação, a gestão municipal promove políticas de inclusão e demonstra sensibilidade e responsabilidade no cuidado com as crianças que mais precisam de atenção especializada, reforçando o compromisso com uma educação pública humanizada e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas