Marcelo Werner destaca preparo da Bahia para enfrentar desastres e alerta para riscos climáticos

Compartilhe essa notícia!

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, ressaltou nesta quinta-feira (13) os esforços do Estado para fortalecer a atuação das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros Militar na prevenção e resposta a desastres naturais. A declaração foi dada durante a solenidade de entrega das Medalhas Sd. BM Eduardo Santos Góes, realizada no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), no bairro da Barroquinha, em Salvador.

O evento homenageou 49 bombeiros baianos que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024, reconhecendo a bravura, a solidariedade e o compromisso da tropa nas operações de resgate e assistência humanitária.

Durante o discurso, Marcelo Werner alertou para o impacto das mudanças climáticas e defendeu a necessidade de uma transição energética urgente para evitar novas tragédias ambientais.

“A tendência, sem uma transição energética logo, que aconteça prontamente, é que a gente tenha outros episódios de desastres climáticos tão pesados como esse”, afirmou o secretário.

Werner destacou ainda o investimento contínuo do governo baiano na capacitação dos bombeiros e a importância do preparo técnico diante de situações extremas.

“A Bahia se destaca por ter expertise em grandes eventos, mas não só isso. Ao longo dos últimos anos, nós temos também investido na capacitação do Corpo de Bombeiros Militar, em especial para fazer a atuação em desastres. E isso aconteceu não só aqui na própria Bahia, em razão das situações que afetaram o Vale do Jiquiriçá e o extremo sul, mas também, inclusive, emprestando esses 49 bombeiros militares que ajudaram naquela situação terrível que foi as enchentes do Rio Grande do Sul. Hoje, de forma de reconhecimento, eles recebem essa homenagem. A gente tem investido cada vez mais para que possamos capacitar o nosso mundo”, disse.

O secretário encerrou a fala exaltando o espírito de solidariedade e coragem dos bombeiros baianos, que, segundo ele, “representam o melhor do serviço público” e reforçam o compromisso da Bahia com a proteção da vida e o apoio humanitário em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas