O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta segunda-feira (10) que A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, COP30. O chefe do Executivo baiano está em Belém para participar da COP30 e, afirmou que o Consórcio Nordeste preparos vários eventos pré-conferência.
“Nós preparamos e participamos de um conjunto de eventos preparatórios pelo consórcio Nordeste, enquanto governador dentro do ambiente criado pelo presidente Lula, para que a gente pudesse primeiro apresentar o Brasil ao mundo, a Amazônia ao mundo. Mas aqui não se limita só à Amazônia. A Amazônia está sediando, mas todos os biomas do mundo, em especial da Bahia, as áreas de praia, sertão, caatinga. Nós do Consórcio Nordeste, a gente vem aqui para poder reivindicar esse direito ambiental de todos, um ambiente digno para toda a população do planeta”, declarou.
Ainda de acordo com o petista, a dia dele para a conferência tem o objetivo de defender a Bahia e pleitear um fundo de fortalecimento de ações do semiárido.
“A gente vem também aqui cuidar da Bahia, cuidar do Brasil e além da Amazônia, a gente vem trazendo uma proposta aqui para garantirmos um fundo que fortaleça as ações de recatingamento, de convivência com o semiárido, garantir que a gente não avance dentro dos municípios, do sertão para a situação de desertificação, combate à fome, educação ambiental, tudo aqui sendo tratado”, concluiu.



