Jerônimo Rodrigues destaca papel da Bahia e do Nordeste em preparativos para a COP30

Compartilhe essa notícia!

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou nesta segunda-feira (10) sobre a participação do estado e do Consórcio Nordeste nos preparativos para a COP30, conferência mundial do clima que será realizada em 2026, em Belém (PA). O gestor ressaltou a importância de o Brasil apresentar suas ações ambientais ao mundo e defendeu que o debate sobre sustentabilidade não se limite à Amazônia.

“Nós preparamos e participamos de um conjunto de eventos preparatórios pelo Consórcio Nordeste, enquanto governador dentro do ambiente criado pelo presidente Lula. Para que a gente pudesse primeiro apresentar o Brasil ao mundo, a Amazônia ao mundo. Mas aqui não se limita só à Amazônia”, afirmou Jerônimo.

O governador enfatizou que o evento global deve contemplar todos os biomas brasileiros, com destaque para os ecossistemas presentes na Bahia.

“A Amazônia está sediando, mas todos os biomas do mundo, em especial da Bahia — as áreas de praia, o sertão, a caatinga. Nós, do Consórcio Nordeste, viemos aqui para reivindicar esse direito ambiental de todos. Um ambiente digno para toda a população do planeta”, pontuou.

Jerônimo também destacou que o encontro é uma oportunidade para defender políticas públicas voltadas à convivência com o semiárido, combate à desertificação e educação ambiental. Ele propôs a criação de um fundo específico para fortalecer ações de “recaatingamento” e de enfrentamento à fome nas regiões mais vulneráveis.

“A gente vem também aqui cuidar da Bahia, cuidar do Brasil e, além da Amazônia, trazer a proposta de garantirmos um fundo que fortaleça as ações de recaatingamento, de convivência com o semiárido, garantir que a gente não avance dentro dos municípios do sertão para a situação de desertificação, combate à fome, educação ambiental — tudo aqui sendo tratado”, completou o governador.

A COP30, que será sediada em Belém, reunirá líderes globais, especialistas e representantes de diversos países para debater políticas e compromissos ambientais. O evento deve ter participação ativa dos estados nordestinos, que buscam destacar suas iniciativas regionais de sustentabilidade e adaptação climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas