Capitão Alden diz que Brasil vive “guerra urbana” e defende união entre poderes no combate à criminalidade em Salvador

Compartilhe essa notícia!

Durante a apresentação do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador, realizada nesta quinta-feira (6) pela Prefeitura, o deputado federal Capitão Alden (PL) fez um discurso contundente sobre a situação da violência no país e defendeu a integração entre governos e instituições para enfrentar o crime organizado.
O parlamentar afirmou que o Brasil vive uma “situação de guerra urbana”, destacando o papel das forças de segurança que, segundo ele, arriscam a vida diariamente em defesa da população.

“Se necessário for, em prol da segurança pública e do bem comum, diariamente [os agentes] saem de suas casas e enfrentam uma verdadeira situação de guerra urbana. Nós não estamos vivenciando uma guerra convencional, um traficante, um criminoso como era no passado. Estamos enfrentando uma situação de guerra urbana. E tudo isso, infelizmente, por conta de anos de ausência do Estado”, declarou Alden.

O deputado criticou o uso político do tema da segurança e cobrou mais seriedade dos gestores públicos.

“Infelizmente, por conta de tratarmos a segurança pública como uma bandeira política, apenas atrás de votos. Nós não podemos brincar de fazer segurança pública, porque vidas terminam se perdendo por conta disso”, disse.

Alden também destacou seu papel na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados e na Comissão Especial que analisa a PEC da Segurança Pública, ressaltando que, mesmo sendo de um partido de oposição, está disposto a colaborar com o governo e o município na busca por soluções concretas.

“Tenho plena convicção de que este parlamento, embora de espectros políticos diferentes, estarei completamente disponível e disposto a apresentar soluções para o enfrentamento à criminalidade e à violência nas suas mais diversas formas. […] Hoje estou tendo a oportunidade, na Comissão Especial que trata da PEC da Segurança Pública, de apresentar soluções e aprimorar o que veio do governo federal”, afirmou o parlamentar.

O deputado ainda recordou que defende há anos a criação de um plano municipal voltado à segurança, e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Salvador por finalmente implementá-lo.

“Desde deputado estadual, quando ACM Neto estava prefeito de Salvador, e logo quando o prefeito Bruno [Reis] assumiu a gestão da cidade, eu sempre venho falando da importância de termos um plano municipal de segurança pública. Porque não era apenas e intencionalmente cumprir uma exigência do Ministério da Justiça. Hoje, Salvador está dando um salto monstruoso”, concluiu Alden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas