Pré-candidato à presidência do PT-BA, o coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT e membro da executiva estadual do PT na Bahia, Gutierres Barbosa disse que a atual gestão foi eleita sob a bandeira da renovação, mas se esqueceu de quem ajudou o partido ao longo de sua luta.
“Precisamos colocar os pingos nos is sobre os erros cometidos pela atual gestão. Elegemos um presidente cuja principal alcunha foi a da renovação, e essa bandeira caiu por terra porque não teve a capacidade de ouvir os diretórios nem os companheiros que fazem a luta, o que criou um revanchismo entre os mais velhos e as alas novas do PT”, disse neste domingo durante o 8° Encontro Territorial realizado pelo PT Bahia em Cristópolis, município da Bacia do Rio Grande.
“Nossa velha guarda é quem segurou o piano quando a gente não tinha o governo do estado. Renovar não diz respeito ao tempo, e sim a conceitos. Não é esquecer os antigos, mas unir experiências com o novo”, completou o dirigente, que concorre à presidência estadual do PT nas eleições de 6 de julho (PED), quando cerca de 200 mil filiados na Bahia irão também escolher os presidentes dos diretórios municipais e do diretório nacional para os próximos quatro anos.
RUMOS DO PARTIDO – No sábado, o líder petista participou do encontro realizado em Carinhanha, município do Velho Chico, e disse aos companheiros que o Processo de Eleições Diretas (PED) é a hora de se fazer uma reflexão sobre os rumos que o PT deverá tomar nos próximos anos, em se considerando as eleições de 2026 e o retrato nada animador do atual Congresso Nacional, mantendo-se fiel às suas raízes populares.
“Este é o momento de preparamos a militância para uma eleição talvez mais dura que a última que tivemos, porque o bolsonarismo não está morto, mas arraigado num Congresso ainda mais conservador. Estamos nessa caminhada porque entendemos que o PT, partido que nasceu na década de 1980, da luta do mundo sindical, das lutas eclesiais de base da igreja católica, dos trabalhadores, dos movimentos sociais e dos intelectuais, continua vivo na mente e no coração do povo brasileiro”, disse.



