A matéria será relatada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA).
O projeto de lei da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), que propõe a instituição do Dia Nacional da Axé Music, terá sua urgência votada nesta terça-feira (18) e seu mérito na quarta-feira (19), no plenário da Câmara. A matéria será relatada pelo também parlamentar baiano Daniel Almeida (PCdoB-BA).
Durante uma audiência pública da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, realizada em novembro do ano passado, os participantes destacaram a importância social e histórica do axé como expressão das raízes negras da Bahia e do Brasil.
O termo “axé”, de origem iorubá e que significa “força que emana de tudo que é vivo”, foi adotado para designar a fusão da sonoridade africana dos blocos afro com ritmos como reggae, samba e rock. Rapidamente, o gênero se consolidou como um dos principais movimentos culturais do Brasil.
Em 1987, o sucesso “Fricote”, de Luiz Caldas, foi considerado o marco inicial do movimento. 40 anos após os primeiros acordes, a Axé Music continua a encantar públicos tanto no Brasil quanto no exterior.
O PL 4187/24, que institui o Dia Nacional da Axé Music, propõe que a data seja celebrada em 17 de fevereiro.



