Tesouro nacional: Após Bahia receber duplo A de eficiência nas contas públicas, governador Jerônimo destaca: “Temos folga pra tomar empréstimo, pra investir em estradas, água e segurança pública”

Compartilhe essa notícia!

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou o empenho das gestões do PT na Bahia, que já perduram por 20 anos perpassando cinco mandatos, para manter as contas do Estado em dia, ao comentar acerca do duplo A do Tesouro Nacional recebido pelo Estado nesta semana.

A Bahia é duplo A em gestão fiscal, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O governo baiano está entre as cinco administrações estaduais do país contempladas atualmente pela STN com a nota A para a Capacidade de Pagamento, avaliação que reconhece o equilíbrio fiscal do Estado e a excelência na gestão das contas públicas. A outra nota A contempla a qualidade e a confiabilidade das informações contábeis e fiscais.

“Desde Rui que a gente colhendo esses frutos, mas agora a gente tá sendo (contemplado); a CAPAG, que é a capacidade de endividamento do Estado; nós fizemos todos os deveres de casa. Eu vou dar um exemplo: eu entrei no ano passado e havia a necessidade, eu tinha a plena certeza de uma lei que pudesse criar a Polícia Penal”, aponta Rodrigues.

“Eu não tinha a certeza, e a firmeza de como seria o andamento dos próximos três anos, então eu aguardei; foi motivo de pressão e tanto das pessoas, da Oposição, às vezes cobrança da imprensa. Eu não podia ficar fazendo jogo de criar uma polícia e depois eu não ter dinheiro para poder pagar; e não é só salário, eu tenho toda uma infraestrutura que eu tenho que garantir aos policiais”, destacou o governador da Bahia.

O chefe do executivo estadual citou como exemplo os investimentos do governo do Estado em Feira de Santana.

“Então eu só fiz isso quando eu tive a certeza que nós acertaríamos. Olha o exemplo que eu dei aqui do Centro de Convenções de Feira e da Abóbora (equipamento de um praça), que o prefeito solicitou e que ele sabe, só se antecipou porque sabe que eu vou anunciar. Não há problema não, o que importa é o Povo de Feira ter centros culturais importantes, não vou ficar nessa picuinha”, pontuou o governador.

“Então eu segurei a abóbora porque eu sabia que tinha uma necessidade de Feira de Santana ter um centro de convenções e não tinha. E agora tem, e nós vamos entregar daqui a três meses, quatro meses a gente entrega o Centro de Convenções de Feira. Então eu solto a licitação agora da Abóbora e terei mais dois meses, dois meses e meio eu já fiz minha conta. Então a gente faz as contas todas as vezes, a minha junta orçamentária se reúne para isso”, apontou Jerônimo Rodrigues.

“Volta e meia gente ouvi uma queixa daqui ou dali de empréstimos pedidos; gente, o governo do estado da Bahia embora tenha essas contas sanadas, o dinheiro não dá para fazer investimentos. Por exemplo. Eu eu tenho muito desejo de fazer um investimento com o Zé Castro e poder fazer uma reforma geral nos presídios”, justificou o chefe do executivo estadual.

Empréstimo

O governador da Bahia também destacou a capacidade do Estado de realizar transações de crédito para seguir mantendo o nível alto de investimento, que coloca a Bahia como o 2° estado em maior número de investimento do país.

“Mas não estamos com essa disponibilidade (reforma dos presídios). Nós estamos fazendo isso com as escolas porque tem uma função obrigatória, nós estamos fazendo isso com as delegacias e pelotões, e então tá vou radar. Eu falei com o Zé, vamos ver como é que a gente faz. Se eu não tiver como fazer para oito, para nove, eu tenho para dois, a gente começa por onde?”, explicou o petista.

“Então isso é a responsabilidade nossa, e eu agradeço aqui mais uma vez à Assembleia Legislativa, que tem recebido os pedidos; não é verdade gente.que a gente não manda o pedido com explicação do secretário da pasta, vai até a Assembleia, apresenta qual é a demanda, qual é o proposto dos objetivos, então não tem nada; até porque a Assembleia não vai aprovar nada no escuro, nem eu quero, é transparência”, pontua o governador.

“Então, é um dos estados, dos poucos estados, três, cinco estados que tem hoje a capacidade A qualitativa, CAPAG A, como chamam. Então a Bahia é um dos estados com a maior capacidade de endividamento. Temos folga pra tomar empréstimo, pra investir em estradas, em água, em segurança pública; então eu quero agradecer a toda minha equipe que trabalha junto comigo pra isso”, agradeceu Jerônimo Rodrigues.

“Nós estamos agora inaugurando uma nova frente, nós já fechamos todos as cidades chegam ao asfalto, todas as cidades, todas só falta agora Caetanos, que estou já pronto pra dar a ordem de serviço de Caetano, licitar a ordem de serviço a Caetano, ficando no sudoeste, aí não tem mais nenhum município da Bahia que não chegue asfalto. E agora já estou fazendo asfalto pro interior dos municípios povoados, distritos, quilombos, então estamos chegando com asfalto na zona rural do município. Isso porque nós estamos fazendo boa aplicação e a Câmara de deputados, a Assembleia, e eu sou muito grato ao papel inclusivo da oposição quando entendem essa necessidade”, arrematou o chefe do executivo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas