O advogado José Antônio Maia Gonçalves, ex-secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, declarou, em entrevista ao OFF News, que sua saída se deu pela necessidade de reassumir seu escritório de advocacia, ao findar um prazo em que havia se comprometido com o MDB.
Ele negou que tenha atuado na pasta com sua OAB ativa, como noticiou o Bahia Notícias.
Rumores apontam que a saída de Maria ocorreu após dificuldades com relação ao controle das nomeações nos espaços prisionais, o que teria provocado um atrito com o governo.
“Eu saí realmente para poder cuidar da minha advocacia, porque dois anos fora do escritório eu tinha combinado com o partido que o prazo seria esse, e quando chegou aos dois anos, que foi em abril de 2022, eu assumindo, em abril de 2024 eu resolvi ir embora cuidar da minha advocacia, esse é o ponto”, destacou José Maia.
“De lá para cá a minha OAB teve suspensa, a certidão inclusive foi publicada no site, não me lembro o nome do site agora, e amanhã a OAB (sexta passada) estará me entregando a carteira da sessão do conselho estadual demonstrativo deste, de que eu não tinha atividade na advocacia nenhuma, pelo contrário, minha carteira estava licenciada, isso era bem grande no Caderno Nacional de Advogados; agora o projeto pessoal é importante, mas o coletivo se sobrepõe, então eu continuo à disposição do partido”, garantiu o ex-secretário de Estado.
Legado
O ex-secretário aponta que como legado deixou um avanço na política de ressocialização.
“Na gestão nós temos um impulso na secretaria muito grande, nós rearrumos, reequipamos, trouxemos a ressocialização como bandeira de frente, colocamos 101 internos na universidade através do ENEM”, destacou o advogado.
“Reformamos as unidades, trouxemos o NAD para dentro da secretaria, trouxemos o escritório social para a ponta de lança, trouxemos a agricultura e as áreas em torno dos presídios, trouxemos a piscicultura. Enfim, foi um feixe de trabalho que tinha curso e infelizmente eu não pude dar continuidade porque a minha vida privada me chamou”, reforçou José Maia.



