Juca Aleixo retornar com sua pena de ganso afiada para narrar o processo de organização político-partidária em curso na Bahia
Pedido de amigo
Especula-se que a coisa lá em Itabuna não anda muito boa para o atual prefeito que, para evitar ser mais um a rodar na reeleição, foi até o Doutor de Ruy Barbosa para pedir sua intervenção para evitar duas candidaturas da base na cidade. O movimento para retirar Geraldo Simões do jogo ocorre em duas frentes, em uma o líder do Governo na ALBA organiza um movimento no PT para sabotar sua candidatura no nascedouro; em outro o próprio senador do PSD foi ao líder solicitar um pedido de amigo, um freio no MDB, de modo a convencer os gordinhos a retirem o apoio ao candidato do PT, o que na avaliação é decisivo para saída de Simões do jogo político.
Meu candidato
Dizem que o prefeito de Ilhéus, do mesmo partido de Augusto Castro, já andou comunicando que seu candidato em Itabuna, em 2024, é Pancadinha. A estratégia passa pelo compromisso de uma dobradinha no seu plano para ser federal. A ideia é dobrar com o prefeito mas não descarta que, na pior das hipóteses, irá dobrar com um estadual.
Candidato
E por falar em candidatura, há quem garanta que o prefeito de Itabuna será candidato a deputado federal em 2026. O ensaio da candidatura da mulher, em 2022, serviu como balão de ensaio. O fato complica uma eventual coalisão em torno de seu nome em 2024, já que o vice especulado não é lá do agrado de todos e poderá ser o prefeito de poucos.
Cadeia?
O boato da prisão do prefeito de Firmino Alves por força de um suposto descumprimento de uma decisão judicial gerou um burburinho na cidade. O prefeito teve que emitir nota desmentido o fato, alegando que nem sequer foi citado. Mas como toda fake news demora para desaparecer, tem gente ainda hoje espalhando que o cara em qualquer hora vai ser preso.
O Cara
Diante do crescimento da deputada do PSD no município, o prefeito de Porto Seguro, que de besta não tem nada, largou o Bolsonarismo e o Netismo e se converteu ao Jeronismo. Há quem garanta que por lá a disputa em 2024 será voto a voto, ponto a ponto e que o eventual apoio ou a inexistência dele, pela parte do Professor, será decisivo.
Fiador
Comenta-se que o Correria tem sido o fiador do embarque dos prefeitos de sua base no Avante. Tem gente que recebeu tantos benefícios antes da eleição de 2022 que até hoje se apresenta como prefeito da base de Rui e não de Jerônimo. E por falar em Avante, dizem que o Correria poderá sair ao senado por lá, já que o que se comenta é que Wagner desistiu da ideia de abandonar o céu que é a Câmara Alta.
Afastamento
O afastamento do prefeito de Guanambi, por incapacidade cognitiva, é dado como certo na classe política da cidade após a sua situação de saúde ter sido levado ao MP. A situação do cacique político gerou preocupação até para o governador, que esteve em recente visita pela cidade. Há um grupo que defende que o político, por sua trajetória, não seja afastado, mas que fique até o fim do mandato, no ano que vem, sendo assistido por aliados.
Reunião para marcar reunião
Apesar da pirotecnia, tem gente no governo e na base aliada que já não aguenta mais as reuniões do Conselho Político e do Professor para tratar de eleição. A queixa é de que não passa de reunião para marcar reunião. Não apresenta pesquisa dos cenários e não decide nada. Já há rumores de que o Professor vai dar um de Correia, deixar o jogo correr e esperar que após a eleição os prefeitos caiam no seu colo, o que deve acontecer.
Queixas
O movimento de reingresso e ingresso de prefeitos aliados do ex-Prefeito na base do Professor, via deputados, está deixando os aliados com os nervos à flor da pele. Muitos alegam que deveria ter critérios para o ingresso, a exemplo do comportamento eleitoral. Para acalmar os ânimos, há alegações de que o caminho de volta não terá contrapartida eleitoral, já que o Professor cumprirá o lema de estar ao lado de quem comeu poeira.

Sem queixas
O encontro amistoso do deputado Marcinho com o governador durante a entrega do Bahia Sem Fome pode ter até chamado atenção, mas não gerou questionamentos dessa vez, pelo fato do governador estar no habitat natural do deputado. Em entrevista à imprensa, ele reafirmou que tem com o governador uma relação de cordialidade e que pretende manter.
Ausências
Chamou atenção a ausência da principal prefeita do PSDB na Bahia, Suzana Ramos, e do cacique do partido, João Gualberto, na convenção do partido. Figuras importantes do partido alegaram incompatibilidade de agendas, mas há quem aponte que a primeira nunca se interessou muito pela organização partidária, enquanto o segundo, desde que foi afastado de forma compulsória dela, não anda lá muito estimulado com o partido.
Quem são:
Doutor Ruy Barbosa: Otto Alencar
Líder: Geraldo Júnior
Professor: Jerônimo
Correria: Rui Costa
Ex-prefeito: ACM Neto



