Rádio Peão: Mudança de rumo

Geraldo Júnior e Rui Costa

Compartilhe essa notícia!

Juca Aleixo retorna com sua pena de ganso de quintal para narrar o que está por trás da poeira que a política baiana gera de tempo em tempo.

Mudança de rumo

Dada como certa, a candidatura do líder ao comando do executivo de Salvador começou a sofrer um silencioso esvaziamento. O processo é ocasionado por vários fatores, que vão desde a indigestão de caciques do grupo com a forma arrogante com que os gordinhos estão patrocinando a candidatura do seu partido, até o desgaste do mesmo com os caciques da alta cúpula do grupo, além, é claro, dos levantamentos internos que apontam que o candidato tem que ser do 13 para ter alguma chance de vitória.

Ele não

Corre nos bastidores que o principal nome contra a candidatura do líder passou a ser o Correria. Há quem garanta que ele levou para o coração os posicionamentos do líder enquanto porta voz do Galego e decidiu que, já que não terá uma candidatura em Salvador para chamar de sua, ao menos se movimentará para que o candidato não seja o desafeto. Há relatos de que ele subiu o tom contra o vice-governador em recente encontro com figurões da política baiana.

Geraldistas

Há no PT fração de quadros que acreditam que o líder ainda poderá aderir ao partido para ir para disputa em Salvador com o 13 no peito. A turma acredita que pelo conhecimento que ele tem da cidade, e com a estrela vermelha, o líder terá competitividade real, já entrará no pleito com o 2º turno garantido, coisa que fora do PT não dá para assegurar.

Kit eleição

Sem esperar o anúncio da candidatura da Oposição e com a barba de molho após o que aconteceu com o ex-Prefeito, em 2022, BR começou a divulgar o pacote de ações para amarrar seus votos. E tem para todos os gostos e bolsos, indo de desconto em dívida e parcelamento diferenciado para grande empresário até a ausência de taxa para os ambulantes trabalharem no verão.

Retaliação

Falando em BR, nesta semana ele teve que dar satisfação sobre uma suposta perseguição da secretária de Fazenda a servidores sindicalistas. A moça, pelo que se comenta, decidiu não realizar o pagamento em pecúnia das licenças prêmio dos auditores fiscais que são contra sua gestão. A retaliação foi considerada mesquinha, dado o número reduzido de opositores, mas acabou dando munição para turma, que levou o caso para o MPT.

Correlegionária

Após mexer com o vespeiro dos sindicalistas fazendários, começou a circular nos grupos de mensageria e redes sociais um processo aberto contra a secretária de Fazenda de Salvador no Ministério Público do Rio de Janeiro, em 2020, para investigar um suposto assédio eleitoral da moça para eleger a prefeita da gestão da cidade que conduzia as contas, no Rio de Janeiro. A turma já avisou que vai ficar de olho nela em 2024.

Martelo batido

Em Camaçari, o adversário de Caetano deverá ser mesmo o presidente da Câmara. Há os esperançosos que acreditam que Tude, por não ter outro caminho político, será o candidato. Ocorre que o que será levado em conta no processo é a margem de crescimento que, até aqui, apesar de ter do grupo de Elinaldo a maior força de partida nas pesquias, Tude é o que tem um cenário de chegada mais desidratado.

Alerta

E por falar em Elinaldo, o grupo anda de cabelo em pé com seu índice de rejeição, aliada a um crescimento lento da avaliação ótima e boa em pesquisas internas. Diante do cenário, o prefeito tem empreendido muitos esforços e ido às ruas, coisa que, pelo menos nas redes sociais, tem surtido efeito, para tentar ao menos chegar na eleição com 50%. Os vermelhos andam espalhando que o índice de rejeição ao seu governo, em suas pesquisas interna, está na casa dos 70%. O dado é importante pois é um dos que inevitavelmente acaba por respingar no candidato à sucessão.

BYD

Após o lançamento da BYD, o grupo vermelho de Camaçari resolveu colocar na rua uma pesquisa interna para saber o quanto da população enxerga em Caetano o ‘pai’ da chegada da montadora chinesa. Há quem avalie que se Lula estivesse presente, o ato da pedra fundamenta da montadora seria o céu para o Serin de Jerônimo, já que o vice-presidente da República não é lá muito carismático e um puxador de votos. Mas há uma carta na manga, uma movimentação para que o presidente possa estar no início oficial das atividades da montadora na fábrica que era do Ford, o que deve acontecer no início do próximo ano.

Bolsopetismo

Chamou atenção o número grande de petistas que passaram a integrar, direta ou indiretamente, a gestão do prefeito de Texeira de Freitas. O movimento de adesão de lulista ao bolsonarista ligou o alerta em Uldurico JR, que já estava de cabelo em pé com a confirmação de Léo Brito como pré-candidato a prefeito. Especula-se que a articulação de adesão vermelha ao prefeito do União teria sido feita pelo deputado Josias Gomes com aval do Wagner. Será?

Fratura

Em Itabuna, o racha do PT teve um novo capítulo após o líder do Governo na ALBA realizar um ato com os filiados e o vereador vermelho e ‘confirmar’ que o partido vai estar com Augusto Castro, em 2024. O ex-prefeito Geraldo Simões (PT) foi em uma rádio negar que tenha perdido a maioria do partido e manifestou que continua se fiando no fato da maioria decidir, em prol dele, é claro. Ocorre que há uma resolução nacional do PT apontando que quem tiver 2/3 da Executiva define o futuro do partido na eleição, coisa que especula que Rosemberg com as benção do governo já contabiliza.

Imaginário

E por falar em bolsonaristas, os que levam a séria às pautas, criaram um protesto para mobilizar a turma ideológica em prol de Israel. Como esperado, o número dos que aderiram não é capaz de eleger um vereador de Salvador, sem falar que a maior parte do público era de gente que não tem mais obrigação de votar. A turma deve estar rezando para o Capitão ser preso para ver se volta o período das massas na polarização e radicalização:

Prates e Nascimento

Após a divulgação de um vídeo soltando o gogó, começou-se a se especular qual nome seria ideal para dupla sertaneja da política baiana: Júnior e Léo ou Prates e Nascimento:

Quem são:

BR: Bruno Reis

líder: Geraldo Júnior

Correria: Rui Costa

Galego: Wagner

ex-Prefeito: ACM Neto

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas