Com eleição à vista e querendo dar uma Jerônimizada no governo, além de um novo gás para seu time, o Professor decidiu antecipar o processo de mudança nas pastas para dezembro, aproveitando o clima natalino para acabar com qualquer insatisfação (ou não) diante de eventual troca
De PT para PT
Liderando a pesquisa para intenção de voto em Camaçari, Caetano deverá deixar a Serin nas mãos do petista e articulista do governo, Adolfo Loyola. A mudança, segundo gente da pasta, alegra os servidores, que temiam que o comando fosse parar na mão de Elisa pellegrini, que é conhecida como técnica linha dura, que não gosta de ver servidor parado. Caetano pretende abrir o ano já com sua romaria pelo município da RMS.
Disputa
Ainda não há martelo batido de quem irá ocupar o lugar de Adolfo Loyola na chefia de Gabinete de Jerônimo Rodrigues. Há ala da gestão que defende que seja oportunizada uma chance para Mauricio Weidgenant, atual chefe de gabinete de Loyola e quadro com bom trânsito em Brasília. Outra parte do núcleo do governo defende que a função seja ocupada por Cícero Monteiro, ex-chefe de gabinete de Rui Costa, que possui perfil técnico.
Solução interna
Outra que deve deixar o posto para sair candidata é Adélia Pinheiro. Comenta-se que a secretária de Educação deve ter as bençãos do atual governador e do ex para candidatura, apesar de não ser a querida do atual prefeito de Ilhéus, Marão, para sucedê-lo. A solução na pasta tende a ser interna, com a ascensão ao posto da a chefe de gabinete Pinheiro, Rowena Brito.
Velho Oeste
Outra que deve deixar a pasta para abrir o ano trabalhando em sua base eleitoral, Barreiras, é a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari. Para seu lugar deve ficar Lázaro Pinho, quadro experimentado na gestão.
Remanejamento
Haverá também um remanejamento interno nas mudanças a serem promovidas no secretariado do Estado em dezembro. A Casa Civil deve sair das mãos do deputado federal licenciado Afonso Florence e ir para as mãos do seu ex-ocupante, Marcos Cavalcanti, executor das grandes PPP e ações da gestão passada que hoje encontra-se na Casa Civil de Brasília, com Rui Costa. A vinda de Cavalcanti acontecerá em um cenário de execução do VLT do Subúrbio e de início das obras para ponte Salvador-Itaparica. Nome de confiança do governador, Afonso irá para o comando da Secretaria de Planejamento do Estado.
Reingresso?
Outro que pode deixar o cargo de para concorrer em 2024 é o secretário de secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do estado, Tum. A candidatura em Casa Nova manteria município nas mãos do grupo após a saída de seu irmão do comando da prefeitura. A pasta é desejada por vários nomes da base, mas há quem defenda que ela poderá ser o caminho para reingresso do PP no Estado.
Desnecessário
Muita gente do governo ficou incomodada com a escolha das atrações pelo secretário de Cultura para o ato de lançamento da lei Paulo Gustavo no Estado. A performace de um dos membros do AfroBapho, na frente do chefe do executivo Estadual, arrepiou os cabelos até dos petistas mais liberais.
Vira-casaca!?
Após o afunilamento das candidaturas a prefeito, em Camaçari, pelo grupo da gestão, os rumores de que o vice de Caetano virá do seio do grupo de Elinaldo voltou a ganhar força. Especula-se que o antecipar dos nomes, para fazer frente ao crescimento de Caetano no município, nome único do grupo de Oposição, muita gente ficou chateada. Há quem avalie que as garantias oferecidas em um cenário de vitória incerta não é capaz de amarrar compromissos.
Acompanhamento
O acompanhar do nome de Caetano nas pesquisas nos próximos meses serão determinantes para a escolha do candidato de Elinaldo, avaliam analistas da política municipal. Se o petista continuar em uma tendência de crescimento, o nome a ser escolhido poderá ser o de Tude, líder nas pesquisas do grupo de Elinaldo, mas com teto e o pior, com maior rejeição do que Flávio. Apesar da vontade de Flávio de fazer o enfrentamento, há quem avalia que, em um cenário de uma candidatura favorita do outro lado, sua margem de desconhecimento nas pesquisas poderá ser uma faca de dois gumes. Em um cenário incerto, os conselheiros tem apontado para Flávio que o melhor seria renovar seu mandato.
Sem margem
Após a desastrosa condução da vice em 2022, que expôs Zé Ronaldo, ACM Neto tem evitado dar pitacos determinativos sobre a política em Feira de Santana. Analistas apontam que apesar do movimento de Pablo, a escolha da candidatura para sucessão de Colbert caberá mesmo a Zé Ronaldo, que já teria comunicados a aliados que não entraria para perder, sinalizando que se declarar ser candidato, seria por ter certeza de mais uma vitória. Articulistas da cidade avaliam que com Pablo na jogada, com duas candidaturas do grupo, a derrota seria certa. Há também uma avaliação interna de que um eventual movimento de trator para forçar o deputado a retirar sua candidatura poderá jogá-lo no colo do Governo. Pablo tem sido assediado cotidianamente por colegas governistas.



