Em tempos de arrumação, Juca Aleixo com sua pena de ganso para tratar dos blocos festivos que desfilam na Casas Legislativas da Bahia.
Freio de arrumação
As sinalizações na ALBA atingiram o teto e o Professor, para evitar um colapso da base dando margem para algumas ações perigosas da Oposição, resolveu chamar os deputados para conversar. Nas reuniões se discutiu de tudo, de cargos de mando a comando, além de servir também, segundo alguns participantes, como sessão de terapia, onde os deputados que chegaram depois puderam desabafar alegando suposto tratamento de desigual. O alvo principal foi o secretário de Relações Institucionais, que segundo muitos Camaçarizou a pasta e ficou sem agenda para os parlamentares.
Que bloco é esse?
Chamou atenção o conjunto de deputados que se reuniram com o governador na esteira dos encontros para afinar a base. De diversos partidos, a turma esteve alinhada no encontro, falando em bloco. Ocorre que apesar da aparência, a união constitui-se como bloco informal, o que até então não tinha força para ter um encontro com o governador em pessoa. Muita gente do Governo viu o ato com estranheza e achou que não caberia ao Gov receber a novo ‘bloco’, mas há aqueles que apontam o ato como prova do novo tempo que reflete o espírito dos deputados, que não estão mais presos ao tradicionalismo das formatações da ALBA.
Recibo
A bancada do PP se reuniu com o governador e os dois deputados especulados como com pé no Avante confirmaram que já estão com o corpo todo lá. Trocaram o encontro do PP pelo do novo ‘bloco’.
Cenários no paraíso
Começou a correr em Porto Seguro rumores de que o atual prefeito poderia não ir à reeleição. Pesquisas de consumo interno têm apontado um crescimento da deputada e a também do nome do tucano no município. Um recuo, como fez em 2008, para apoiar o tucuno, já está no radar. Há também uma expectativa pelos efeitos da reforma administrativa e do uso do empréstimo de R$ 150 milhões, que poderá muda o jogo, pavimentando o caminho para reeleição.
Outsider?
Especula-se que um nome fora do radar da gestão poderá ser o escolhido pela Prefeita de Lauro de Freitas. Figurões não acreditam que um nome fora da gestão poderá ser escolhido e vai além, afirmando que o nome já foi escolhido e apresentado para o senador do PT, nome esse do secretário do coração.
Sede política
Em Coité, uma guerra de narrativa teve início após a gestor locar da Embasa rejeitar o abastecimento de carros da Embasa. O parlamentar com base no local alega perseguição política, a gestora do local alega desvio de finalidade do recurso público. O Sindae emitiu nota em defesa da servidora apontando que há suspeita do envio de água da prefeitura para fazendas particulares.
Ausência
A ausência de Zé Ronaldo na sessão em homenagem aos 190 anos de Feira na ALBA chamou atenção. Muita gente esperava que o ex-prefeito fosse ao local prestigiar o ato em homenagem ao município. Há quem avalie que ele não foi pelo fato da cerimônia ter sido solicitada por seu adversário na disputa à sucessão de Colbert, mas há quem garanta que só manteve o comportamento antissocial que adota antes de tomar uma decisão importante.
Sinalização
Muita gente grande do Governo avalia que o Professor sinalizou, ao tratar da denúncia da Sufotour, que mudanças estão no horizonte. Há quem avalie que na primeira reforma, que deve acontecer no final deste ano ou início do próximo, haverá novas caras nas secretárias e empresas públicas, dando uma cara de Jerônimo na gestão.
Performance
No dia que foi apresentado como ‘candidato’ a prefeito de Salvador, pastor Isidório decide armar mais uma das suas performance na Câmara dos Deputados. A fala de que a turma trans é “fantasia” deixou gente vermelha irritada lá e cá, o colocando automaticamente no final da fila para uma eventual unidade na base, se é que alguém está levando a sério essa candidatura. E ainda querem meter o Correria neste bolo…
Fui
E falando no Correria, o rapaz não quer conta com os problemas da Bahia. Após 8 anos respondendo as broncas na segurança pública do Estado, ele resolver deixar o ônusdo estado no pós-eleição integralmente no colo do Professor. Em Brasília só trata da Bahia quando for ações do governo Lula, fora isso é “fui” para tudo.
Martelo batido
Assim como o PT, o Galego já escolheu o seu candidato a prefeito de Salvador:
Quem são:
Galego: Wagner
Professor: Jerônimo Rodrigues
Correria: Rui Costa