Em tempos de promessa de pleno emprego em Brasília, Juca Aleixo retorna para avisar que quem promete na Bahia, tem que cumprir.
ALBA 1.0?
Nas sombras e sem alarde, começa a crescer o movimento de adesão a uma candidatura de primeiro mandato para o comando da Casa, de um certo ex-gestor. O nome agrada o núcleo duro do Centrão da ALBA e, ao que parece, também agrada ao atual ocupante do cargo. A articulação esbarra na candidata, que ao que consta, poderá até aceitar ceder a função de comando mediante certas compensações, mas nunca para alguém de primeiro mandato. Será que o plano da ALBA 1.0 vai vingar?
Emulação ?
Há quem garanta que o atual mandatário da Casa Legislativa já sabe que não poderá ser candidato e por isso segue avaliando se vale a pena ou não ter em tramitação uma PEC que poderá não ter o efeito almejado. Toda mudança na Constituição costuma ter um preço alto. O caminho mais provável é a achar alguém de confiança suficiente para manter os espaços e os acordos costurados até o último dia.
Detran parte 1
Raimundinho da JR. se retou com um preposto da PM que atua para o Detran ao tentar salvar uma eleitora de ter o carro velho apreendido. Ele nega que tenha dado carteirada no agente, mas o PM alegou isso para dar voz de prisão ao parlamentar do PL. Há quem diga que o deputado teve que tirar do próprio bolso para arcar com os custo da irregularidade da eleitora e que por isso ficou tão chateado.
Detran parte 2
E por falar em Detran, dizem que tem um deputado estadual que virou o manda-chuva do órgão em quase toda Bahia. Há quem garanta que o deputado está sendo tão procurado por usuários e despachantes que ele já está reeleito.
Agora vai?
Com a derrubada do empréstimo de Dinha, o caminho para candidatura do irmão do senador fica pavimentado em Simões Filho. Sem querer se autodeclarar pré-candidato para não perder dinheiro com o movimento de ‘mim dê’ das lideranças, o deputado ex-prefeito poderá fazer frente ao caixa da sucessão, que por lá não parece ser muito alto e por isso toda operação dependia e muito dos quase R$ 100 milhões.
Com a PF e com tudo
As coisas não andam boa lá em Simões Filho, antes da queda do empréstimo do prefeito a PF esteve na cidade para acabar com o esquema realizado com os carros apreendidos pela PRF. Dizem que tem chefe de órgão envolvido… É muita coragem fazer esquema com o resultado trabalho da PRF…
Martelo batido?
A foto da dupla de Camaçari com o ex-Prefeito chamou atenção do cenário político da cidade e gerou ciumeira. Muita gente acredita que a foto é a da sucessão, mas há quem garanta que é só uma forma do barbudo mostrar que está vivo no jogo.

Sem delação
Após nova visita da PF ao município de Ilhéus e o súbito afastamento, dias depois de ser acusado de agressão da esposa, do secretário de Turismo, passou a circular na cidade rumores de que rapaz estava em tratativas para uma delação premiada. Após o boato se disseminar, o gestor foi aos veículos de imprensa comunicar que está afastado por motivos de saúde e que não tem nada para delatar. Será?
Subida
Corre nos bastidores que tem senador da Bahia que antes de encerrar o ciclo quer virar ministro. Com a troca, o senador deverá aumentar a bancada do feijão.
Sem gesto
Muitos prefeitos ficaram chateados com a ausência da participação do governador no encontro para chorar pitangas na UPB. Um prefeito de um cidade pequena, após questionar se o governador participaria e ouvir o “não”, desabafou: “90% dos que estão aqui votaram nele, não custaria nada dar uma passada aqui, fazer um gesto, ele está em Salvador. O tour de entregas na última segunda-feira deve ter cansado o índio.
Sine
E o Professor perdeu novamente a paciência com o ex-Prefeito que optou pela radicalização e tá baixando a madeira nele diariamente. Após pedir propostas para segurança pública, ele falou em arrumar emprego para o seu adversário em 2022; pera lá, que dizer que consultor não é mais profissão? E pelo nível de emprego que a Bahia vem gerando nos últimos anos, não é de assustar que o rapaz ainda se encontre na fila dos currículos. É melhor alocar o político na fila do Bolsa Família mesmo, essa sempre tem vaga…
Chama o Caged
E por falar em emprego, o ex-Prefeito tá empregado lá na fundação do União Centrão. Bem verdade que até agora o único ato foi assinar com o coletivo da Faria Lima para formação de quadros sapatênis perfis MBL… Na Bahia, zero ação da tal fundação… Há quem diga que o emprego dele ainda é no Tomé de Souza… Fica o questionamento: O ex-Prefeito tá emprego ou não tá? É preciso esclarecer isso, chama o Caged!
Frente ampla?
Em Itabuna o deputado de ACM Neto e o candidato amigo de Lula estão mantendo contato para uma eventual frente ampla contra Augusto. Nesta semana o MDB declarou estar com o pré-candidato, que busca a vice de qualquer jeito e o compromisso da sucessão, mas segundo dizem, sem ter muito o que entregar.
Animação
O líder está animado e no encontro do partido dos gordinhos prometeu devolver um prefeito do MDB ao município de Salvador. Baseado na última experiência, o melhor seria dizer que vai entregar o prefeito de Lula, o povo ainda lembra do legado de João Henrique…
Na conta alheia
O Gordinho Feliz, que à essa altura espera também ter seu inquérito na Lava Jato anulado, defendeu em diversas oportunidades o nome do líder, que segundo ele é para ganhar Salvador, mas destacou que o MDB não fará cara feia caso outro seja escolhido. É o que todo mundo já sabe, ninguém da base quer colocar Salvador na conta de 2024, mas todo mundo tem seu candidato.
Amarração
Para evitar eventual cavalo de pau via federação, o Mercador resolveu assumir o comando da Federação PSDB-Cidadania. A articulação é para evitar que o partido caiu no colo do time de Lula em Salvador, já quem em Brasília já está. Chamou atenção o fato da foto de divulgação não ter ninguém do Cidadania, como é isso? Video-chamada?

Quem são
Professor: Jerônimo Rodrigues
Ex-Prefeito: ACM Neto
Deputado de ACM Neto: Pancadinha
Amigo de Lula: Geraldo Simões
Gordinho Feliz: Geddel Vieira Lima
Líder: Geraldo Júnior
Mercador: Carlos Muniz



