Rádio Peão: Fumaça branca

Trindade Rui Jerônimo

Compartilhe essa notícia!

Em meio à fumaça branca, Juca Aleixo retorna mais uma sexta-feira pra revelar o que os políticos baianos andam acordando quando ninguém tá olhando.

Fumaça branca

Como havia anunciado aqui desde quando o rapaz decidiu colocar o carro na rua, o Mestre de Obras será o candidato do grupo em Salvador. No final acabou por ironia do destino prevalecendo a previsão do Ex-Prefeito. A decisão veio após o comércio acolher o pleito do Correria, que além do Lula, também pretende trazer, de fora, recursos para impulsionar o candidato. Na UPB o rapaz já é prefeito:

Volta da Kamizake

Analistas atentos avaliam que a escolha do rapaz é o retorno da tática terrorista que levou o Professor ao Palácio de Ondina. Dessa vez e como sempre a tática se resume ao potencial de voto de Lula e uma máquina paralela de obras e ações à disposição das lideranças. O tal time entra com retalhos. O risco é alto pelas variáveis. Com a guerra urbana que vive Salvador e sem nenhuma grande obra de impacto para entregar, já que até lá a Ponte não deve ter batido ainda um pilar e o VLT os trilhos, será difícil o Professor ter densidade eleitoral para fazer a diferença na capital que votou contra ele. O Galego já faz anos que não faz campanha de rua há anos e o voto dele hoje é basicamente o do PT. O Correria até que tem voto, mas é menos do que ele pensa principalmente na liberdade, basta ver como foi a Major dele. No final vai ser a Kamikaze com um abafa para forçar um 2º turno, e se possível, com a ajuda do antigo aliado da turma que governa Salvador. Na pior das hipóteses o rapaz perde de pé e vai ter força para ser o federal do Correria.

A Poste

Com a imagem queimada com o mulherio, resta ao grupo alocar uma mulher na vice. A ideia era usar a Negona, que já avisou através de um “Deus me Livre”. Tem gente que acha que dá para ela mudar de ideia. O consenso é que tem que ser mulher, se negra, melhor, se não negra, que tenha ao menos visibilidade; aí tem de vereadora a deputada e militante no radar. A dificuldade maior é mesmo uma mulher aceitar tal missão.

Aposte

Há quem acredite que no final o Galego vai dar outro cavalo de pau para mudar os planos deixando o Mestre de Obras na chefia da Conder. Ocorrer que o Galego sabe que no cenário atual todo gato é lebre e que angariar indisposição poderá piorar a situação que já não é favorável. Há quem diga que a escolha do rapaz passou pelo “sim” do Galego.

Tá ruim?

Pesquisas encomendadas em Salvador tem animado o grupo que controla a cidade. Nelas o Professor aparece com uma avaliação de regular para ruim. Como aqui não acreditamos nas pesquisas, é esperar para ver o homem na rua para saber se procede, em Janeiro teremos uma oportunidade no Bonfim.

Quem vai peitar?

Fala-se que a adesão ao nome do Mestre das Obras se dá principalmente pelos partidos da base não exigir Salvador em troca de ceder outras cidades. Cada um sabe onde é que tem chance de ganhar e ninguém quer trocar o certo pelo duvidoso.

Ladainha democrática

E o Partido do Amigo segue com sua ladainha democrática. Na próxima semana deve ouvir o Mestre de Obras, à essa altura e após essa coluna, já como candidato, para ‘convencer a militância’. Fato é que a tal da militância não é ouvida na Bahia desde 2006, quando se consolidou o caciquismo na legenda.

Vacinado

É bom BR estar vacinado quanto ao Oba-Oba. O “bom” para sua gestão nas pesquisas e os elogios diários da claque que o acompanha podem esconder o fato de que sua reeleição não está garantida, ao contrário do que aconteceu com o ex-Prefeito. A eleição de 2022 deixou várias lições, a principal é de que a fórmula para o sucesso vai passar por um aumento da carga de trabalho e atenção ao chão de fábrica mantendo o equilíbrio de não desagradar o Ex-Prefeito que, em Salvador, é quem tem o maior eleitoral dos políticos baianos.

Revolta

Que o Professor não perde uma oportunidade de dar uma descascada no Capitão, isso quem acompanha seus eventos sabe muito bem. Ocorre que em Caitité a situação ficou tensa. Após o Professor dizer que o Capitão tirou dinheiro para o tratamento do Câncer, ala bolsonarista ligada ao prefeito Valtércio Aguiar saíram do eventos sem esperar o discurso terminar. Coube ao prefeito descascar o abacaxi depois.

Plano B ou AB?

A nota da Saúde contra prefeitura de Feira de Santana foi interpretada como uma manifestação da candidata que tem lá. Há quem defenda que a mulher é melhor nome que o de sempre; também há quem negue, vendo nela uma grande vice para o Zé vermelho. Há quem garanta que o Professor quer tanto seu reduto político que irá decidir ainda que será o nome por lá.

Mero formalismo

O Encontro entre o professor e BR na Feira dos supermercados se resumiu a mero formalismo. Ficou claro pelo clima que ambos não querem um encontro. O Professor não quer ajudar para não fortalecer o adversário, BR não quer ser ajudado para não passar a imagem de dependência. Há quem garanta que um encontro sério para tratar de problemas de Salvador, se acontecer, vai ser após o pleito de 2024.

Novidade

Nomes que acompanham de forma atenta ao cenário político de Camaçari apontam para o crescimento do sentimento de uma candidatura jovem na cidade. A avaliação é de que apesar de ter o comércio ao seu lado, o candidato mais experientes não conseguirá reduzir sua rejeição, transformando as pesquisas como determinante para troca. A avaliação é de que Camaçari e Salvador são prioridades máximas para o grupo.

Quem são:

Professor: Jerônimo Rodrigues

Mestre de Obras: Trindade

Partido do Amigo: PT

Correria: Rui Costa

Galego: Wagner

BR: Bruno Reis

Ex-Prefeito: ACM Neto

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas