Rádio Peão: Ilha da Fantasia

Rui Costa Pacheco e Arthur Lira

Compartilhe essa notícia!

Apesar de toda fantasia que os encantos de Brasília podem causar, Juca Aleixo, com sua pena de ganso novo, retorna para narrar, sem compromisso com narrativas, todas as peripécias que os parlamentares baianos andam aprontando na Ilha da Fantasia.

Ilha da Fantasia

Em que pesa a mea-culpa fajuta do Correria, que apesar dos tempos de deputado federal e governador só está conhecendo o mecanismo de Brasília só agora, a Ilha da Fantasia segue transformando realidades em sonhos e sonhos em realidades. Auxílios incontáveis, emendas repartidas, presentes de lobistas e pagamento via offshore; além dos banheiros públicos romanos de luxo que a capital federal oferece, e que, se as paredes pudesse falar, entregaria muitos ao cárcere. O Correria vai almoçar na próxima semana com o Rei de Campo Formoso. Há quem diga que o encontro é para atualizar o Correria das Fantasias que Brasília pode proporcionar.

Candidato orgânico

O presidente do Partido do Amigo fechou a porta para o Líder e para o Mestre de Obras. Tem gente vendo no ato o dedo do Galego, já que o Correria é o pai adotivo e ausente da candidatura do Mestre de Obras. O líder colocou a candidatura na conta do Professor, mas ele tá preocupado primeiro em se salvar, ampliando sua base de apoio ganhando prefeituras de grandes centros em 2024, para evitar uma eleição apertada em 2026 e, segundo alguns, já sabendo que em Salvador a situação é de operação de custo alto com incerteza sobre retorno, não dá para investir pesado. Resta ao dois pedir ao Padrinho Mágico para intervir.

Retorno à tese

Fato é que, ao que tudo indica, o Partido do Amigo vai mesmo abraçar uma candidatura pensando nos próximos pleitos. A tese sustenta o lançamento de um nome que ainda que possa perder em 2024, consiga manter e ampliar seu capital eleitoral através da participação nas entregas do Estado para cidade, para chegar no próximo pleito bem mais competitivo e com chances mais altas de vitória. A tese do nome cultivado quase deu certo com Pinheiro e Pelegrino. Bom lembrar que, mantendo em 2024, em 2028 o Carlismo vai estar com 16 anos, aí o discurso do desgaste vai ser às avessas.

Fumaça?

O veto do presidente do PT ocorre na semana em que muitos players da política apostaram que o líder estava de volta ao jogo. A alegria do vice no lançamento do São João chamou atenção. Resta saber se o tal movimento segue em curso ou se foi mera cortina de fumaça.

Minha Vice, minha Vida

Dizem que o ex-Prefeito desistiu mesmo de ser candidato em 2024, mas colocou como cláusula pétrea ser ele a indicar o vice de BR. Todo mundo já sabe o candidato que ele vai escolher, mesmo a contragosto do prefeito que arcará com os ônus da operação.

Ao lado do bom velhinho

E por falar no Ex-Prefeito, há rumores que deve desembarcar em Feira para resolver o impasse entre o Cacique e o Deputado de Colbert. Apesar da animação do parlamentar, ele deve puxar a sardinha para o Cacique, que quer encerrar sua vida política em grande estilo. O ex-Prefeito tem débito eterno com o bom velhinho, a humilhação de 2022 foi gigantesca.

Farra?

O TCM está de olho nas inúmeras dispensas de licitação milionárias, feitas na capital do Sudoeste. O instrumento, exceção na Administração pública, é indicado para contratação de serviço especializados e não pode servir para qualquer coisa. É como dizem, em véspera de eleição, tudo chama atenção. A justiça vai apurar.

Cadê?

Dizem que um certo prefeito da RMS, que pegou 50 milhões para entregar uma nova rodoviária, tá querendo tomar mais 80 milhões ainda usando a construção do tal equipamento como justificativa. O montante alto entrando na gestão já ligou o sinal de alerta dos órgão de controles. A prestação de contas deverá ser feita, pelo bem ou pelo mal.

Resposta emergencial

Uma semana após uma audiência que teve até ameaça de CPI, a Coelba deu uma resposta à altura, entregando iluminação solar para ALBA e abrindo as portas da empresa para os deputados; e, pelo que dizem, já até atendeu alguns…. A resposta emergencial é fundamental em ambientes de crises.

Nova cor do agro

Apesar das vaias de meia dúzia de viúvas do Capitão, o Amigo e o Professor foram bem recebidos na Feira do Agro e deixaram uma boa impressão, garantem atentos oráculos da política baiana. Ao tocar no ponto sensível da turma, o bolso, através de promessas de crédito para plantação e maquinário, além da melhoria da infraestrutura ,alguns adeptos do Capitão já mudaram de cor, apostando que o vermelho é a cor mais quente. No fim a ideologia acaba quando o bolso esvazia ou começa a não ver entrando o tanto que entrava outrora. O Amigo mostrou tanta boa vontade que tá até resolvendo problema de espertinho que exportou carne fora do prazo legal… O agro é PT.

Faturado

Dizem que o barulho que está sendo feito por ambientalistas para evitar que tenha continuidade a construção de arranha-céu à beira mar em Salvador poderá trazer problema para os contemplados. A transação junto ao município já foi autorizada e qualquer alteração poderá custar caro. Dizem que não se constrói um prédio em Salvador sem a anuência do Poder Concedente, anuência essa feita através do jurídico.

Coerência

Tem parlamentares de esquerda que hoje sobem o tom contra Taturana, mas que estavam no jantar em sua homenagem para pacificar o Brasil tecendo elogios. Pelo visto o pacto da governabilidade também enseja na perda da coerência.

A mando

Dizem que os ataques, na imprensa, da Dra. Cloroquina contra o Ministro é motivado por pressão do marido, que se sentiu sacaneado na disputa para federal em 2022 e que tenta a todo custo disseminar um clima de Guerra no Partido do Capitão, acreditando que a base fará da esposa presidente. Apesar do Capitão ser o garoto propaganda, o partido está na mão do mensaleiro, o Valdemar.

Quem são:

Correria: Rui Costa

Rei de Campo Formoso: Elmar Nascimento

Partido do Amigo: PT

Galego: Jaques Wagner

Ex-Prefeito: ACM Neto

Amigo: Lula

líder: Geraldo Júnior

Mestre de Obras: Trindade

Capitão: Bolsonaro

BR: Bruno Reis

Professor: Jerônimo Rodrigues

Taturana: Arthur Lira

Ministro: João Roma

Dra. Cloroquina: Raíssa

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas