Rádio Peão: Canção da América

Jerônimo e Bruno Dauster

Compartilhe essa notícia!

Embalado pelo clima de amizade que tomou conta da política baiana, com diálogos múltiplos, apesar de atritos aqui e ali, Juca Aleixo retorna mais uma sexta-feira, apesar das traições, com sua pena de ganso novo para falar desse sentimento tão bonito.

Politicagem perversa

Não há narrativa que seja aceitável quando coloca-se em risco a vida das pessoas. Quer seja atrasando a entrega de um hospital para não dar ganho político para antigo aliado ou mesmo a execução de um serviço de saúde para favorecer entidade amiga. É preciso apurar também se houve ou está havendo contribuição do poder municipal nos problemas. Cabe aos Órgãos de Controle dessa terra apurar e acionar o Judiciário se for o caso.

Meu prefeito

É grande o clamor de ala forte do PT para o Correria ser o candidato a prefeito em 2024. Sem nome natural no grupo, muitos apostam que o ex-governador, que atualmente está sofrendo fogo amigo do PT dia sim e dia também, poderá surgir como a grande força para fazer frente ao carlismo na capital. Os defensores da candidatura apontam que o Correria precisar encarar a realidade, após dizer para o PT deveria esquecer o Lula Livre e focar em quem tava fora da cadeia à época, a chance de assumir o lugar do Amigo ficou mínima…

Salvador da pátria

E o ex-Prefeito também anda espalhando pelo interior que só será candidato se BR não atingir o mínimo para não colocar em risco toda operação para garantir o controle da máquina de Salvador. Se tiver com 50 de aprovação para cima nas pesquisas, é ele, se abaixo dos 40%, o ex-Prefeito aparecer como o salvador da pátria, prometendo a BR um bom lugar no Senado para entregar uma cadeira na Câmara.

Amizade é tudo

Chamou atenção o clima amistoso entre os ‘reis’ de Campo Formoso na homenagem ao procurador-geral de Minas Gerais. Teve até conversa ao pé do ouvido na mesa… O que será que trataram? Há quem diga que ouviu de um deles após fazer uma brincadeira sobre amizade bonita dos dois a seguinte frase: “É um amigo, se não pode mandar matar, é amigo mesmo”, seguida de uma sonora risada. A amizade é a marca da política baiana.

Canção da América

Como já dizia Milton Santos no clássico:

Pau da barraca

O líder chutou o pau da barraca e mostrou que não vai mesmo fazer campanha para o Mestre de Obras. Preterido pelo Correria, que é quem exerce poder de mando no Partido do Amigo enquanto o Galego curte à beira mar o entardecer na Bahia de Todos os Santos, ele se viu sem alternativas. De quebra ainda arrumou confusão com o Super S, que dizem que até mandou retirar o seu nome do atracadouro na Ilha dos Frades. O que assusta é que 10 em cada 10 petistas acham que o melhor nome para Salvador é o do líder… mas é como dizem, o Partido do Amigo passou a adotar o modelo de discussão Venezuelano, todo mundo pode opinar, debater, mas o resultado é sempre escolhido antes da militância começar a falar.

Blocão

Dizem que o Mercador já conta com três partidos em sua base. Além do PSDB, há dois menores que podem surpreender se ele vitaminar, garante alguns. O Mercador tá tão confiante que vai bombar de vereadores na eleição, ao lado de BR é claro, que até a Vereadora Fitness ele quer abrigar no partido dos tucanos. Ocorre que muita gente tá alertando que ao invés de achar que a menina vai dar voto e no final não se eleger, ela pode dar o golpe patrocinado pelo ex-Prefeito e deixar um marinheiro seu de fora… Quem avisa amigo é.

Corte e custura

Na semana após a queixa dos deputados com relação à distribuição do bolo, o silêncio na base governista foi ensurdecer. Há quem diga que até o deputado pego em flagrante delito do microfone aberto não quis conta com a imprensa. Há quem diga que foi o medo de perder o que tem, já que ao se queixar há apenas dois caminhos, a queixar se acolhida e o problema equacionado ou a tesoura ser acionada e começa o corte e costura.

Um meu e um seu

Dizem que os caciques do PDT já tem os seus vereadores para 2024. A vice e o federal presidente apostará todas as fichas para o Gordinho da Limpurb bater lá. Do outro lado o mais votado quer fazer o Codecon defender os consumidores de dentro da Câmara Municipal de Salvador. O problema é que lá tem dois de mandato e espera-se manter ao menos um. BR já comunicou que o que lá fez seu Ninho não sai. Será que faz três?

Trava da Jurídica

Dizem que a demora para nomeação do vereador para Companhia Mineral esconde uma disputa entre grupos econômicos com influência sobre o Estado e que se degladiam nas sombras há anos pelo controle de maior fatia do bolo. A PGE tem sido o palco da guerra, já que é lá onde surge os avais e os vetos dos nomes.

Gasto livre

A Bahia tá mesmo com moral com o Amigo e por isso o governo tem feito de tudo para receber com pompas quem aqui chega vindo dos ministérios. A visita do Dinossauro transformou o Pelourinho em uma verdadeira fortaleza, com metade de policiais da cidade; a outra metade estava tendo que dar conta conta dos sequestros, assaltos e confrontos diários. Agora é torcer para que o aval dado pelo ministro de peso para gastança tenha efeito prático na segurança, promovendo um gasto qualificado, já que o tempo de gastar e não ver resultado já se esgotou.

O que é isso, companheiro?

Tratando ainda sobre o evento com o ministro da Justiça, chamou atenção o fato do próprio governador puxar o ministro antes dele falar mais uma vez com a imprensa. Em que pese o desgaste provocado pelos atrasos e o prolongar do evento e das agendas das autoridades, aliada a uma necessidade de não chegar atrasado ao aeroporto, não custa nada explicar os motivos de estar puxando o entrevistado pelo braço para ir embora. Há quem diga que o ato foi por receio do que que seria questionado e do que o ministro poderia responder, principalmente com base nos números da segurança pública ostentado pelo estado mais violento da federação. Mas uma coisa é fato, a forma de proceder não é essa… o que é isso, companheiro?

Jerô e Ana?

Não basta só os elogios e o clima amistoso dos tucanos com o governador, é preciso também expressar de forma imagética; é como dizem, a foto, ah a foto, a foto sempre fala por si:

Neto e Geraldinho?

Dizem que 2026 também será um ano de reencontros… Há quem lembre do aforismo que diz que o homem preterido e sacaneado retorna sempre para casa onde foi bem acolhido:

Quem são:

Amigo: Lula

Galego: Wagner

Correia: Rui Costa

Ex-Prefeito: ACM Neto

Professor: Jerônimo Rodrigues

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas