O deputado do PT e vice líder de Rui Costa (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia, Robinson Almeida, provocou o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (PT), que, como mostrou o OFF News, comemorou a decisão da justiça que suspendeu a pesquisa eleitoral divulgada pelo jornal A Tarde no último domingo (17).
Ainda no domingo, Neto já havia criticado o levantamento e o jornal através de uma rede social: “O que eles chamam de pesquisa é, na verdade, uma enquete manipulada. E o que eles chamam de jornal não passa de um panfleto comandado por um conhecido grupo empresarial a serviço do PT da Bahia”.
Segundo Robinson, ao atacar o jornal centenário, ACM Neto deixa nítida sua face ditatorial.
“A face de ditador cada dia fica mais nítida no candidato da Rede Bahia que detesta as notícias de A Tarde”, provoca Robinson Almeida.
Levantamento
A pesquisa eleitoral da AtlasIntel, contratada pelo Grupo A TARDE e divulgada no último domingo, mostrou que a distância entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), e o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), ficou em 5 pontos, levando em conta a margem de erro de 2 pontos percentuais.
Essa é a primeira pesquisa a mostrar uma diferença tão pequena entre os pré-candidatos ao governo da Bahia em um cenário estimulado, quando o nome dos pré-candidatos são apresentados.
O ex-prefeito de Salvador tem 39,7% das intenções de votos, seguido de perto pelo petista, com 32,6%. João Roma (PL) aparece em terceiro lugar, com 10,5%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) obtiveram, respectivamente, 2,1% e 0,2% da preferência. Votos brancos e nulos somaram 6,8%. Já os entrevistados que não souberam responder representam 8,2%.
A pesquisa ouviu 1.683 pessoas na Bahia, entre 8 e 14 de julho, com coleta via recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 02664/2022 . A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Decisão
Na decisão, a desembargadora que suspendeu o levantamento, Zandra Anunciação Alvarez Parada determina ainda a abstenção de nova divulgação do levantamento, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, além da aplicação das medidas legais cabíveis.
Segundo ela, não foi apresentada na pesquisa a exigida “informação complementar quanto os bairros abrangidos ou a área em que foi realizada a pesquisa, restringindo-se a listar apenas os municípios, conforme se depreende de consulta ao sítio eletrônico no TSE”.
Segundo o União Brasil, a sondagem funciona como uma enquete de internet. Ao clicar no link, a pessoa escolhe opções para presidente, governador e senador. O link pode ser compartilhado por qualquer pessoa, o que representa um grave descumprimento dos princípios que regem as pesquisas eleitorais. Ou seja, não segue nenhum critério amostral já que pode ser direcionada, por exemplo, para listas de amigos de um determinado candidato.
Leia também:
“Estão desesperados”, diz Cacá Leão sobre pesquisa que cola ACM Neto com Jerônimo



