O vice-líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia, Robinson Almeida (PT), culpou o presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo novo aumento dos combustível, dias após o Congresso Nacional aprovar congelamento do ICMS dos estados justamente para conter o aumento no preço na bomba.
Nesta sexta-feira (17), o presidente da República revelou que pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que organize número para abertura da CPI da Petrobras, para apurar o que está acontecendo na empresa de economia mista.
“Pedir CPI da Petrobras é confissão de incompetência. Bolsonaro deveria renunciar ou pedir a Lira o seu impeachment”, provocou Robinson Alemida (PT).
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), diz que novo reajuste do diesel e gasolina é “acinte contra povo brasileiro”. Ele atribui o novo aumento a dolarização mantida pelo Governo federal como responsável pela alta
“O preço dos combustíveis continua disparando porque está atrelado ao dólar. Não adianta baixar o ICMS, afetando a arrecadação de estados e municípios, porque o problema é do governo federal e a política de preços da Petrobras. O ICMS e os governadores não têm nada a ver com a escalada do preço dos derivados do petróleo. Dolarizar o preço dos do diesel e da gasolina significa botar mais dinheiro no cartel dos combustíveis e massacrar ainda mais a nossa população, principalmente a mais pobre: um alface plantado na horta precisa do diesel ou da gasolina pra chegar na feira, na cidade. É um absurdo o que está acontecendo no Brasil”, criticou o chefe do Legislativo baiano.
O líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), também culpou o modelo de dolarização pelos recorrentes aumentos.
“Aonde vão parar esses aumentos? Essa estupidez de não pensar em um projeto nacional está nos deixando reféns de interesses estrangeiros e dos acionistas da Petrobras. Precisamos urgente rever a política de paridade internacional. Não se justifica extrair o petróleo em real e pagarmos em dólar, enquanto nossas refinarias são entregues para grupos internacionais”, criticou Vasconcelos.
O vereador Silvío Humberto (PSB) ironizou o pedido de Jair Bolsonaro: “nunca antes na história da República um governo pede cpi sobre si mesmo. Somente um desgoverno é capaz disso”.
Leia também:
Urgente: Após novo aumento, Bolsonaro pede a Arthur Lira CPI da Petrobras



