Exclusivo: Tinoco viajará para SP para conhecer Carnaval 2022

APLB

Compartilhe essa notícia!

O presidente da Comissão Especial de Retomada dos Eventos de Salvador, da Câmara Municipal, Cláudio Tinoco (DEM), irá viajar para São Paulo na próxima quarta-feira (24), onde se encontrará com o Secretário Municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, para obter informações de como estão sendo os preparativos para o carnaval de 2022.

A Prefeitura de São Paulo anunciou em Outubro que será realizado o Carnaval no ano que vem.

“Amanhã teremos uma audiência na Câmara e quarta estarei em São Paulo para uma reunião com o secretário de Administrações Regionais. Ele foi designado através de decreto pelo prefeito como o coordenador Carnaval de rua. Vou buscar informações das providências adotadas para captação de recursos, da fundação que foi criada especificamente para isso e do planejamento dos circuito, soube que já foram cadastrados mais de 800 blocos. O Carnaval foi anunciado em outubro, claro, condicionado a aferição mais adiante da pandemia. Minha intenção é no retorno, reunir com a comissão e, no dia 29 de novembro, apresentarmos um 2º relatório de recomendações. Nós continuaremos contribuindo até que saiu uma decisão”, destacou Tinoco.

Sinalizações

Tinoco avalia como muito ruim as sinalizações que o governador Rui Costa (PT) tem feito acerca da festa.

Semana passado ele afirmou que o município que realizar a festa sem autorização não terá policiamento e voltou a dizer que não tem prazo para uma decisão sobre o Carnaval. Rui Costa lamentou a pressão para realização da festa em um período, segundo ele, em que os números da Covid não tem caído.

“Na comissão, nós, nove vereadores, emitimos um relatório com 11 recomendações para realização da festa, que são reflexos das manifestações que colhemos. Esperamos que haja uma decisão mais rápido, para que ocorra o planejamento para operação da festa. Há uma necessidade de tomar providências, até em relação a uma não realizações, que passará pelo amparo aos artistas, músicos e trabalhadores. É uma decisão que cabe ao governador, ele precisa ter a coragem de se comunicar com a sociedade, essa é uma decisão que pode ser construída paulatinamente, mas que não pode ser feita através de manifestações que não trazem nenhuma segurança, transparência, não pode ser um decisão pessoal dele, se for pela pessoalidade, acho que é muito ruim”, pontuou Cláudio Tinoco.

O parlamentar do Democratas voltou a lembrar do impacto da não realização do festejo.

Ele acredita que o governador possa estar sendo orientado por pesquisa de opinião ou por pessoas que são contra realização do Carnaval, para emitir sinalizações contrária à realização da festa.

“Salvador é a cidade no estado que tem o título de cidade da música, reconhecida pelo Unesco. Somos uma cidade conhecida por nossas festas populares; agora mesmo, na premiação internacional música, o Grammy Latino, tivemos Ivete, uma artista premiada, pessoas aplaudiram de pé Carlinhos Brown. Essas são artistas que podemos dizer, foram forjados no trio elétrico, no Carnaval. Esse patrimônio todo não pode ser decidido de maneira pessoal. A tradição de 300 anos não pode passar uma pessoa só. Acho que o governador está pecando ao ser orientado por pesquisa de opinião e pelas opiniões de pessoas que são contra realização”, destacou o presidente da Comissão de Eventos de Salvador.

Leia também:

Exclusivo: Entidades reagem contra demora na decisão sobre o Carnaval: “homem de bem vai virar bandido, ninguém suportar ver o filho passando fome”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas