O cartunista Hugo Canuto, autor de “Contos dos Orixás”, foi uma das atrações desta sexta-feira (18) da Flica, que acontece em Cachoeira até o próximo domingo (20).
No momento “Do rascunho aos quadrinhos”, ele conta sobre o processo de construção e criação de uma história em quadrinho e um pouco das vivências de um quadrinista na realidade brasileira, onde é difícil se estabelecer no mercado e ganhar público.
“Eu fui convidado pelo curador, o Deco Lipe, em uma mesa com Ilustralu, falando sobre nossas artes, nosso processo criativo. Eu trabalho com a temática e com o universo afro-brasileiro, das narrativas míticas dos orixás, levadas para as histórias em quadrinhos. Há sete anos eu faço esse trabalho, trabalho de pesquisa, imersão e vivências”, disse.
“A gente busca através do nosso trabalho, da nossa arte, desfazer preconceitos, afirmar histórias que foram durante um tempo colocadas em lugares de tentativas de diminuição e como a gente tenta, de busca, na linguagem do quadrinho, resgatar parte dessa tradição imensa e ancestral para o público jovem, para crianças, para professores, para os pais”, emendou.