O secretário Eduardo Sodré, do Meio Ambiente do Governo da Bahia, destacou, durante participação no Fórum e Feira Internacional de Hidrogênio, que está sendo realizado em parceria com o Governo da Bahia, no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, em Salvador, os investimentos do Estado para tornar o estado da Bahia atraente para o setor da energia limpa.
“A realização desse evento é uma continuidade do que vem sendo ao longo desses anos de governo com Jaques Wagner, quando lançou o atlas da energia eólica, e abriu o mercado para esse investimento em energia renovável. Hoje, a gente é líder nacional em geração de energia eólica. Depois, com o governo Rui Costa, com o atlas da energia solar, a Bahia é também liderança no Nordeste em relação à geração de energia solar”, destacou Sodré.
Sodré também destacou que com a evolução tecnológica, foi lançado o 1º Atlas do Hidrogênio Verde (H2V) do mundo em parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o SENAI/CIMATEC para a elaboração de estudos visando subsidiar a formulação de políticas públicas georreferenciadas com o intuito de viabilizar a implantação de uma economia do Hidrogênio Verde no estado da Bahia: “Com a evolução tecnológica, nos lançamos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a Secretaria de Infraestrutura, com o Inema, com Ciência e Tecnologia, a gente lançou o atlas do hidrogênio verde na COP em Dubai, junto com o SENAI CIMATEC que foi nosso parceiro na elaboração do atlas”.