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    Dnit anuncia, para junho, licitação de duplicação da BR-101 e contrato para pavimentar a BR-030 na Bahia

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    PorRedação em29 de maio de 2024
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    Renato Araujo / Câmara dos Deputados
    Audiência Pública - Situação das BRs 101 e 030 na Bahia e emenda do Orçamento para o RS. Dep. Jorge Solla (PT-BA). Dep. Joseildo Ramos (PT-BA). Diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, Fábio Pessoa da Silva Nunes.
    Comissão de Fiscalização Financeira reunida para ouvir os gestores
    O governo federal deve publicar em junho o edital de licitação dos trechos remanescentes da duplicação da BR-101 na Bahia. Também deve ser assinado contrato para a pavimentar a BR-030 em trechos que passam pelo estado. As informações foram dadas pelo diretor de infraestrutura rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fábio Pessoa, em debate na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara os Deputados.

    Segundo Pessoa, metade da duplicação da BR-101 na Bahia já foi executada. Dos lotes 1 e 2, que correspondem a trechos que vão da divisa de Sergipe até o povoado de Sítio do Meio, cerca de 70 dos 83,5 km da rodovia foram duplicados. O restante estará no próximo edital.

    Está prevista para agosto a publicação do edital de licitação dos lotes 3 e 4, que correspondem ao trecho de quase 42 km entre Sítio do Meio e o entroncamento com a BR 324, perto de Feira de Santana.

    O diretor do Dnit explica que houve a necessidade de rescindir quatro contratos porque vários trechos não duplicados requeriam atualização de projetos de restauração.

    Qualidade regular e boa
    De acordo com o Dnit, a qualidade da malha rodoviária na Bahia, em 2022, era considerada regular e boa em 72% dos trechos. Atualmente o índice está em 87%. A malha rodoviária da Bahia é a maior administrada pelo órgão, com 6.720 Km.

    A pavimentação de 53 Km da BR-030, entre Ubaitaba e Maraú, recebeu investimentos de R$ 231,4 milhões e o orçamento previsto para este ano é de R$ 48 milhões, segundo o diretor. Um novo contrato deve ser assinado em junho.

    “Depois que a gente concluir esse empreendimento, a pessoa vai conseguir sair de Brasília, passar por Mambaí, e seguir na BR-030 pavimentada até o mar, chegando lá em Maraú”, explicou Fábio Pessoa.

    Importância
    O debate foi pedido do deputado Jorge Solla (PT-BA). Ele lembrou que a BR-101, apesar de passar por 12 estados litorâneos, indo do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, não era duplicada na Bahia.

    “É muito importante que esses investimentos tenham sido retomados. Gostaria de reiterar a prioridade para que, quem sabe até o final do ano, tenhamos uma sinalização positiva no que diz respeito à BR-101 Sul, especialmente no trecho entre Feira de Santana e Ilhéus, que é uma demanda muito forte”, afirma.

    Segundo o parlamentar, são recorrentes as cobranças de prefeituras e da população em geral em relação à perspectiva de duplicação dessa rodovia.

    Atualmente, existem 9 obras em andamento e 8 projetos novos na malha rodoviária do estado.

    Fonte: Agência Câmara

    Redação
    Redação

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