A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, declarou, durante entrega do dispositivo de tecnologia assistiva a professores e alunos cegos da Rede Municipal nesta quinta (4), que as ações da prefeitura e da população na prevenção ao mosquito da dengue poderá retirar Salvador da situação de epidemia.
“A gente tem trabalhado muito a lógica da prevenção com a dengue, o Brasil entrou em epidemia, muitos locais em emergência que não foi o nosso caso, a epidemia se caracteriza com crescimento por quatro semanas, a gente teve esse pico e graças a Deus já tem três em decrescimento, então em breve a gente já vai anunciar o fim da epidemia”, aponta a gestora.
“Nós temos números muito positivos comparados ao ano anterior, você tem uma ideia, nesse mesmo período a gente tinha mais de mil casos confirmados no ano anterior, esse ano está na casa de 615, então significa que os casos aumentaram, a gente classificou a epidemia pelos casos suspeitos, porque o carnaval foi mais cedo esse ano, então alguns sintomas das virosas se confundem e da síndrome de gripaís com a da dengue”, destacou a gestora.
A vice-prefeita ainda enfatizou que a prefeitura vem realizando uma série de prevenção na capital baiana: “Lançamos ontem um programa dos agentes mirins de combate em As Arbovedores e a dengue. Formamos alguns alunos, vão ser mais de 7 mil alunos formados. Fizemos também espaços armados. Estamos organizando com a sociedade esse trabalho conjunto e tem dado certo”.