Em tempos de Carnaval, Juca Aleixo retorna com sua pena de ganso para tratar dos fantasmas que assustam os políticos em meio ao período de alegria.
Fantasma da polarização
O fantasma da polarização Lula-Bolsonaro tem tirado o sonho de BR. A rispidez com que tem respondido ao ser questionado sobre o assunto pela imprensa denota que a derrota do ex-prefeito, em 2022, se tornou um cadáver na sala impossível de ser enterrado. O rastro bolsonarista, que vai da confissão pública do voto em Jair Bolsonaro, em 2022, ao reforço ideológico com o valores do Capitão, irão serem utilizado à exaustão na campanha pelo adversário. Para contrapor, o prefeito tem apostado no pragmatismo do pleito como um plesbicito da sua gestão e até apelado para tese do azul cá, vermelho lá, proposta por Wagner e que afeta os planos do ex-prefeito. Pesa em seu favor o fato do histórico recente de Salvador, que tem sido aversa à interrupção de mandato, promovendo reeleição de todos os prefeitos desde Antônio Imbassahy:
Dilema
E por falar no Capitão, o roteiro dela na Bahia incluirá uma ida à Feira de Santana, um cidade do Sul e a capital. Em Salvador o ato deverá ser para reafirmar candidatura, mas os caciques do partido já ouviu de interlocutores que BR não colocará os pés lá.
Roteiro
Apesar da convicção da aposta na polarização, o líder sabe que deve tratar o tema com cautela porque o seu passado não recente o condena. Hoje um lulista convicto, em 2018 ele declarou com orgulho o voto no Capitão.
Sem barganha
E não é só a polarização que tem tirado a paz de BR. A mini-reforma administrativa que pretende fazer após a saída de aliados tem levantado rumores de que o PL deverá ser contemplado com uma secretaria boa para política. Partidos aliados que não se veem contemplados à altura na gestão, a exemplo do PP e PSDB, não vão aceitar que a turma nova chegue sentando na janela.
À altura
E por falar do espaço à altura, o presidente da Câmara tem reiterado que o seu partido sairá das urnas grande, podendo ser a segunda maior bancada da Casa, e também que terá na gestão um espaço bem maior. Muitos analistas da política acreditam que a garantia de uma espaço grande, capaz até de fazê-lo deputado aqui ou em Brasília, é uma das amarrações que o impedirá de fazer qualquer tipo de movimento em favor do líder, mesmo diante de eventual segundo turno.
G-6
Um grupo de seis vereadores da base de Bruno Reis, que estão com suas reeleições em risco, tem se articulado para saber o que poderá obter diante de uma eventual migração para base de apoio do líder. Formado majoritariamente por parlamentares com atuação no subúrbio, a turma anda indignada pois tem visto lideranças sem mandato receberam da gestão Bruno Reis benefícios até maiores do que os sentados na cadeira da CMS tem tido direito. Especula-se que alguns deles já desistiram da ideia e que já estão em trativas com o prefeito para obter garantias de que se não forem eleitos, voltarão ao mandato com avocação de parlamentares de suas respectivas legendas para o comando de pastas na gestão.
Largada
O início das sondagens da ponte Salvador-Itaparica pegou todo mundo de surpresa e gerou uma grande expectativa do início das obras do equipamento que deve interiorizar o desenvolvimento econômico no Estado. O início um tanto rudimentar compartilhado pelo Professor em uma rede social gerou críticas, mas os governistas defendem que a sondagem é o momento inicial, ao qual não cabe uma megaestrutura, a qual será instalada nas etapas seguintes.
Rainha do mar
O Bonitão andou conversando com a Rainha do Mar e, segundo ele, a moça não anda lá muito feliz com parte da classe política no estado. Muita gente ficou interessada nesta relação, que por ter sido coletada pelo Bonitão, deve ter o Correria no topo das queixas, é o que garante alguns pepistas.
Arrependimento
E por falar no Correria, o mesmo deve estar arrependido por um dia ter defendido o fim do TCM. Recentemente mais uma familiar dele foi parar no tribunal, dessa vez sem aval da ALBA, para um vinculação discricionária, mas com um salário nada discreto. Dizem que é novo programa do PT: Meu Tribunal, Minha Vida.
Troca?
Muito se especulou que o líder poderia aparecer na CMS para reabertura dos trabalhos, mas quem pintou por lá foi o Conder. Sua participação no ato gerou estranhamento, como gerou o fato de vereadores governistas pousarem ao lado do rapaz para foto. Nas redes sociais ele disse que foi matar a saudade, mas há quem garanta que havia outra missão paralela em curso. Apesar de pousar ao lado dos edis com mandato, o vereador do Conder é outro, um certo quadro que deve sair de dentro da Casa das Obras para Casa dos Povo, em 2025.
Mudança
Após o deferimento do fim da punição de 8 anos dada ao ex-prefeito de Simões Filho, Edson Almeida, começou a circular entre lideranças na cidade que o deputado Eduardo Alencar resolveu mesmo desistir da jogada em prol da candidatura do Irmãozinho, que hoje está filiado ao PT. Almeida aparece bem colocado nas pesquisas. Sua candidatura tem sido interpretada também como um pagamento de fatura:
Guerrilha
Há quem garanta que o prefeito de Candeias anda tão assustado com a possibilidade da vice ser candidata que seu núcleo tem produzido uma série de ataques e boatos para enganar o eleitor acerca da moça. O mais recente foi de que Francisco, ex-prefeito Sargento Francisco, que hoje está no PSD, seria o vice da sua chapa.
Força do 13
Especula-se que o secretário de Administração deu um xeque-mate no Sedur de Lauro de Freitas, na disputa interna e externa para ser o escolhido pela prefeita. Com o PT na mão, aliados do secretário de Administração prepararam um dossiê do movimento do Sedur e entregou a prefeita, que não gostou nada do avanço antes da hora. Há quem garanta que ele continua no paréo, já que seria quem melhor poderia retirar votos da Oposição.
Quem são:
BR: Bruno Reis
Ex-Prefeito: ACM Neto
lider: Geraldo Júnior
Professor: Jerônimo
Correria: Rui Costa
Gelego: Wagner
1 Comentário
Especula-se… Expressão talvez correta para a propalada “ resguardo da fonte”. Neste caso, o conteúdo da matéria remete que a fonte sou eu. E assim sendo afirmo com segurança que o conteúdo, além de ser uma mentira deslavada, que todos de boa fé jamais acreditariam por saber da seriedade e respeito com que trato a todos, incluindo Rosalvo que não deixou de ser meu amigo, além de por em causa o ótimo trabalho que ele realiza na SEDUR. Política se faz com P maiúsculo.