Bloco Oxé, me respeite; composto por 2 mil pessoas, aplicativo para denúncias e informações em tempo real e campanhas de sensibilização nos principais pontos do circuito, são algumas das ações desenvolvidas pela secretaria
Com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar das mulheres, a SPM-BA preparou uma série de iniciativas para combater a violência de gênero e promover a igualdade durante a folia.
Em sintonia com a campanha do Governo Federal, lançada em outubro com o tema: Brasil sem Misoginia”, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/BA), saírá as ruas este ano, com o tema: “Folia não combina com Misoginia”.
As ações incluem a instalação de postos de atendimentos especializados em 2 pontos do percurso (tendas), onde as mulheres poderão buscar apoio em casos de violência ou assédio; ativação da campanha Laço Branco, com distribuição de pulseiras nos blocos com grade concentração de público masculino, o Bloco Oxé, me respeite!, composto por 2 mil pessoas, dentre elas; servidoras e servidores das secretarias do estado, o aplicativo de georreferenciamento, que irá disponibilizar informações e serviços que serão prestados as mulheres durante o carnaval, além das ações do programa ” Cuidar de Quem Cuida”, destinadas as mulheres trabalhadoras no circuito de carnaval.
A luta contra a misoginia e demais formas de violência de gênero serão evidenciadas mais uma vez durante todos os dias da festa.
“Estamos empenhadas em promover ações que garantam a proteção e a igualdade de gênero durante a folia. O aplicativo irá permitir o registro de ocorrências e o acesso a informações sobre os direitos das mulheres. Esse aplicativo, aliado ao 180, serão importantes canais de comunicação entre as mulheres e o poder público nos casos de violência ou assédio contra as mulheres. Estamos prontas para sair às ruas e contribuir de todas as formas para combater a misoginia, e oferecer para todos e todas um carnaval que ofereça muita informação e segurança. “, afirmou Elisangela Araújo, Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia.
Em 2024, a Campanha: Oxe, Me Respeite! voltará às ruas do circuito como estratégia de fortalecimento da rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Para isso, a SPM irá disponibilizar equipe técnica de suporte para as mulheres do circuito do carnaval, além das equipes transitando pelos circuitos carnavalescos. Haverá também, ações integradas com as diferentes esferas de governo e dos poderes públicos e um trabalho ostensivo nos pontos turísticos e de desembarque da cidade.
A SPM-BA reforça ainda a importância do respeito e da igualdade de gênero em todas as manifestações culturais e festivas. O Carnaval de Salvador é uma festa que celebra a diversidade e a alegria, e é fundamental que todas as pessoas possam aproveitar a folia de forma segura e livre de qualquer forma de violência.